Como evitar 

o descontrole financeiro

Chegar no fim do mês sem recursos para quitar as dívidas é uma das preocupações que mais prejudica o sono de muita gente.

Saiba que suas finanças podem influenciar diretamente a saúde mental e prejudicar outras áreas da vida. A boa notícia é que dá para reverter o quadro com ajuda médica e, claro, educação financeira. 

Um dos principais problemas de quem sofre quando a conta não fecha é a falta de controle e a dificuldade de assimilar o que se ganha versus o que se gasta. Muitos se excedem e ficam no negativo.

Esse é um problema que parece ser apenas com o dinheiro, mas que pode desencadear outros riscos, sabia? 

Mas a mudança de hábitos é uma grande aliada, neste caso. E, como toda mudança, tal atitude pode ser difícil no começo, sendo preciso insistir.

Para começar, procure enxugar os gastos, cortando supérfluos. 

Dessa forma, será possível voltar a fazer planejamentos e sonhar com objetivos que proporcionem uma satisfação mais duradoura. Algumas pessoas também gastam para compensar algum tipo de frustração. 

Fuja das armadilhas mentais! 

A lógica é sempre a mesma: “se eu trabalho demais, vou comprar porque mereço”.  Eis uma armadilha mental que quase sempre resulta em desastre financeiro. 

Avalie o que está por trás da decisão de compra

Buscar o controle sobre os ganhos e gastos é uma boa estratégia, sendo imprescindível que você traga o dinheiro para um patamar controlável, o que gera mais tranquilidade.

Tenha controle da situação

Lembre-se que a liberdade financeira vai proporcionar muitas oportunidades e a realização de sonhos. Será o momento de você controlar o dinheiro, e não o contrário.

Anote esta regra de ouro!

O que é preciso para ter uma vida financeira equilibrada? Gastar menos do que ganha. E esse ajuste precisa ser feito já, visando não apenas sua saúde mental, mas também a busca por seus objetivos.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay e  Tenor