Como falar de dinheiro 

com as crianças?

Será que existe o momento certo para falar de dinheiro com as crianças? Alguns pais preferem não tocar nesse assunto, enquanto outros procuram estimular as experiências financeiras desde cedo.

Especialistas garantem que o saber lidar com dinheiro é algo construído ainda na infância, tornando possível a criação de adultos mais preparados para decisões assertivas e de maior responsabilidade.

Este tema é relativamente novo para a maior parte dos brasileiros. Segundo dados de uma pesquisa Ibope, somente 21% das pessoas entrevistadas tiveram educação financeira até os 12 anos de idade. 

O primeiro passo para iniciar os pequenos na vida financeira é o entendimento dos pais de que este não é um assunto de adulto. As crianças precisam entender a importância do dinheiro para a vida.

Sem tabus com as crianças. A melhor maneira de ensiná-las é com exemplos da vida prática. Pais precisam ter paciência para entender o ponto de vista dos pequenos, além de fazer uma autocrítica.

Ensine a administrar a mesada. As crianças não têm muita consciência do que é caro e barato. Por isso, vale a pena ensinar que existe uma quantia que entra e esse é o valor máximo para gastar. 

Ainda no assunto mesada, é interessante que as crianças tenham contato com o dinheiro de papel. Dessa forma, elas desenvolvem percepções melhores em relação à limites e evitam problemas futuros. 

Orientação é tudo! Ensine sobre o ganhar, gastar, doar e poupar. Ao longo do tempo, as crianças desenvolvem mais familiaridade com o dinheiro e passam a entender a importância dele. 

Crie desafios! Aproveite um desejo de consumo dos pequenos e estimule. Proponha criar um plano que a faça comprar o que gostaria com seus próprios recursos.

Por fim, fale sobre consumo consciente. Faça a criança pensar e escolher um produto em detrimento de outro, que doe algo que não use mais e ainda sobre a origem e destino final da mercadoria. 

TEXTO: Juliana Ribeiro e Ana Mota 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay e  Tenor