Como identificar e tratar 

a Fibromialgia?

Você já ouviu falar em Fibromialgia? Não sabe o que é? Então você precisa acompanhar esses stories!

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica que causa dores por todo o corpo. Acomete, em sua maioria, mulheres entre 30 e 50 anos, podendo ocorrer, em menor frequência, em outras faixas etárias.

SINTOMAS

Fadiga, depressão, ansiedade, dor de cabeça e alterações de ritmo intestinal, além de sono não reparador (acordar cansado, como se não tivesse dormido) são alguns dos sintomas. 

Lembre-se, porém, que cabe ao reumatologista identificar todos esses sintomas e guiar o paciente para um tratamento multidisciplinar.

DIAGNÓSTICO

Segundo a médica Mariana Ortega, especialista em reumatologia, o diagnóstico geralmente é clínico, pois não existe um exame laboratorial específico que diagnostique a Fibromialgia. 

Ainda costumam ser pedidos outros exames para afastar diagnósticos e não confundir certas doenças com fibromialgia. Só com uma uma avaliação reumatológica é possível chegar a uma conclusão adequada.


CAUSAS


Os médicos acreditam que seja uma mescla entre fatores genéticos e ambientais. Ela pode se desenvolver após um gatilho ambiental, como trauma físico ou emocional, o que necessita ser sempre avaliado e abordado adequadamente. 

TRATAMENTO E EXERCÍCIOS FÍSICOS


O tratamento é feito de forma multidisciplinar e pode ser com ou sem envolver medicamentos. Mas como assim? 


A ideia é focar em atividade física aeróbica, além do trabalho do psicólogo. É comum o paciente iniciar os exercícios e ficar desmotivado, pois as dores tendem a piorar. Mas não pode desistir!


A atividade física proporciona alívio da tensão muscular, ganho na qualidade do sono, redução do estresse e ansiedade e melhora bastante a disposição física a longo prazo.


Já o tratamento medicamentoso, envolve a associação de analgésicos comuns, opióides, relaxantes musculares e moduladores da dor.


Se cuidem!

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS:  Unsplash, Pixabay e  Tenor