Como perder peso 

de maneira duradoura

Que a obesidade é um problema de saúde pública, todos sabemos. Mas, em meio a tantas ofertas para emagrecer, qual seguir? 

Para alcançar um emagrecimento eficaz e duradouro, são três etapas fundamentais: mudança de comportamento, plano nutricional individualizado e aumento de gasto energético.

Estudos apontam que, a cada 3 pessoas, 2 estão acima do peso e precisam emagrecer. E, apesar do papel fundamental da alimentação, não faltam receitas milagrosas, com promessas de emagrecimento rápido. 

Mas o que a ciência tem a nos dizer sobre boa alimentação? Low-carb, jejum intermitente e dieta cetogênica são algumas das propostas. Veja os pontos positivos e negativos de cada uma!

Low Carb 

A ideia é não gerar picos de insulina no organismo. Assim, a dieta de baixa ingestão de carboidratos proporciona a queima de gordura, ainda impedindo a produção de novas células de gordura.


Dentre os pontos positivos estão a perda rápida de peso e a falta de fome, pois proteínas, oleaginosas e gorduras boas podem ser consumidos sem restrições. Além disso, baixa os níveis de triglicérides, colesterol e açúcar no sangue.


Quanto aos negativos, pode haver reganho de peso perdido, além do consumo de frutas e verduras limitado, o que causa dores de cabeça, constipação e falta de certas vitaminas. 


Cetogênica


Tem como objetivo quase zerar os níveis de insulina no sangue, justamente para que o corpo entre em cetose e recorra ao estoque de gordura do corpo, a fim de mantê-lo funcionando.


Vantagens: perda rápida de peso, maior saciedade, melhora de sintomas do autismo, esquizofrenia, doenças crônicas e aumento dos níveis da atividade cerebral. 


Desvantagens: prisão de ventre e a restrição total de carboidratos. Também é uma estratégia muito difícil de ser mantida e indicada em situações muito específicas, por um curto período de tempo.


Jejum Intermitente


Talvez seja a prática mais antiga, vinda dos tempos paleolíticos, onde comia-se uma vez ao dia. Assim, é uma estratégia nutricional que se caracteriza por períodos alternados de jejum e alimentação.


Entre os pontos positivos está a longevidade, ajuda no emagrecimento e prevenção de doenças degenerativas e cardíacas, além de melhora da função cerebral e aumento da sensibilidade à insulina.


Pontos negativos: pode provocar dores de cabeça, tontura, halitose, entre outros. Por isso, é preciso uma preparação, sendo fundamental a orientação e acompanhamento médico adequado. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor