Como ter uma pele 

bronzeada e saudável

O verão é a estação mais esperada pela maioria dos brasileiros, que adora aproveitar as altas temperaturas nos parques, piscinas e praias e ficar com a cor da estação. 

Para garantir um bronzeado bonito e saudável, a dermatologista estética e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Nádia Bavoso, ensina alguns cuidados imprescindíveis. Confira!

VANTAGENS DE TOMAR SOL

O sol traz muitas vantagens, uma delas é estimular o sistema imunológico. A luz solar impulsiona a produção de mais células T, que combatem infecções. 

Além disso, é vital para a nossa saúde mental. Hormônios da felicidade, como a serotonina, são mais abundantes no corpo quando passamos algum tempo ao sol. 


O problema é que, para garantir uma pele dourada, muita gente comete loucuras. Ninguém precisa castigar o corpo para obter os benefícios do sol. Fique atenta!


USE PROTETOR SOLAR


Esse é o item indispensável para a saúde da pele. Além de ser a melhor prevenção para a vermelhidão, as manchas e o envelhecimento, ele também protege o DNA das células e minimiza as chances de câncer de pele. 


Dica: invista em fatores altos (nunca abaixo de 30) e, por cima, passe um bronzeador também com fator alto. Isso ajuda a proteger e a deixar a pele com aquele dourado bonito.

BEBA BASTANTE ÁGUA


A hidratação é fundamental para manter a pele saudável e o funcionamento adequado dos nossos mecanismos antioxidantes intra e extracelulares. Sem água, a pele resseca e potencializa o envelhecimento precoce, principalmente do rosto.


ABUSE DA VITAMINA C


Além de ser um excelente antioxidante, ela também protege das radiações. Invista em sucos refrescantes com mix de frutas, como morango com limão, laranja, acerola, manga e abacaxi.


ALIMENTE-SE BEM

A alimentação saudável sempre reflete em uma pele bonita. Alimentos com betacaroteno e Vitamina A ajudam na produção de melanina, potencializando o bronzeado. Consuma beterraba, cenoura, abóbora, mamão, rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis.

Vá aos poucos! Não queira conquistar um corpo bronzeado de uma só vez. A pele demora até 72 horas depois da exposição solar para apresentar um novo tom. Por isso, 30 minutos por dia já são suficientes para garantir uma cor linda. 

Ah! E não se esqueça de tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h, para evitar riscos de câncer de pele.

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS:  Unsplash e  Tenor