Como ter unhas, pele e fios bem nutridos?

Rejuvenescer a pele, fortalecer as unhas e dar um brilho especial aos cabelos são o sonho de qualquer mulher. Para isso, manter ou adquirir bons hábitos alimentares é fundamental. 

Mas, quando só a alimentação adequada não está sendo suficiente para atingir objetivos específicos, os suplementos alimentares tornam-se grandes aliados. 

A nutricionista Viviane Pereira explica que eles são alimentos especiais, que podem apresentar-se de formas diferentes, como pó, líquido, gel, barra, cápsulas ou tabletes. 

O objetivo é adequar as necessidades nutricionais de forma mais específica, ou seja, compensar ou equilibrar possíveis faltas. Veja quais são os principais suplementos para ajudar na saúde e na estética!

COLÁGENO: a proteína é responsável pela sustentação da pele e encontrada nos cabelos, unhas e estruturas articulares. 

Os mais populares são o colágeno hidrolisado ou tipo I e o Verisol, fração de colágeno específica, que melhora a textura, firmeza e elasticidade da pele.

BETACAROTENO: preserva o colágeno e contribui para a elasticidade e tonicidade. Também ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e promovendo um bronzeado mais uniforme.

ÁCIDO HIALURÔNICO: é um ativo produzido naturalmente pelo corpo, com ação hidratante.
Mas como a produção vai se reduzindo com o tempo, a suplementação auxilia na diminuição de rugas. 

Além disso, atua no aumento da conservação e elasticidade da pele, além de melhorar a maciez da cútis e auxiliar na prevenção do envelhecimento celular.

BIOTINA: conhecida como vitamina B7, é essencial para o corpo. Atua na formação da pele, unhas e cabelos.

VITAMINA C: apresenta efeito antioxidante, retardando o envelhecimento precoce.

ZINCO: com efeito antioxidante, fortalece as unhas.

ÔMEGA-3: seu efeito anti-inflamatório melhora o aspecto de casca de laranja característico da celulite.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA: fonte de resveratrol - antioxidante que retarda o envelhecimento da pele e melhora a hidratação.

Mas, atenção: o uso de suplementos alimentares não substitui o consumo de alimentos saudáveis. Visite um nutricionista, que é o capacitado a indicar os mais adequados para cada caso.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes 
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor