Dê adeus aos cravos indesejados na pele

Alguns dias de descuido na limpeza da pele e os temidos cravinhos começam a surgir. Mas, sem crise! Nesse momento, a principal dica é: não esprema. 

Os cravos são formados pelo excesso de sebo nos poros e isso acontece quando as substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas se acumulam e entopem esses pequenos furinhos.

O resultado pode ser o surgimento de pontinhos pretos, quando os poros são mais abertos, ou surgimento de pontinhos brancos, quando o poro é mais fechado e o cravo se forma dentro da pele. 

Como espremer não é uma opção, a dica é apostar em máscaras faciais específicas para essa tarefa.

ZONA T

Para o queixo, testa e nariz, áreas em que há maior concentração das glândulas responsáveis pela produção de sebo, vale investir em faixas adesivas para remoção de cravos especiais para esses locais. 

Basta umedecer a pele com água, aplicar o adesivo e pressioná-lo. Enquanto age, os poros são dilatados e os cravinhos removidos. Depois de 15 minutos, a faixa estará mais rígida e sequinha.

Então, é só começar a puxar pelas laterais, até que saia por completo. O resultado é uma zona T com aspecto mais liso e limpo.

ROSTO

Para remover os cravinhos mais aparentes, eliminar as células mortas e reduzir a oleosidade, aposte em máscaras faciais peel-off com vitamina B3 e panthenol.

Elas dilatam os poros, removem os pontinhos e deixam a pele hidratada. Para isso, é só aplicar uma camada espessa do produto, aguardar 20 minutos e puxá-la até que o rosto esteja livre de resíduos.

EFEITO CASEIRO, NÃO!

Antes, era comum aplicar no rosto máscaras caseiras com pepino, aveia… Atualmente, porém, isso não é recomendado pelos profissionais por reações alérgicas e pela pouca eficácia clínica na aplicação.

CUIDADO COM O INVERNO

Algumas peles mais sensíveis necessitam de uma hidratação mais intensa. Comece alternando a limpeza facial com sabonetes hidratantes, que contenham menos surfactantes. 

Introduza um hidratante à rotina facial, seja intercalando com a aplicação de ácidos noturnos ou pela manhã, podem ajudar a evitar o ressecamento cutâneo.

LAVAGEM CERTA

Este é o momento para deixar a preguiça de lado e dedicar-se a uma das etapas mais importantes: lavar o rosto. Parece simples, mas o processo pode envolver muitos erros. 

Não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água quente são alguns deles.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes 
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor