Dicas para contornar o cabelo oleoso

A oleosidade capilar é uma queixa bastante comum entre mulheres e homens, pois causa a aparência de 'cabelo sujo'. Além disso, pode trazer problemas como caspa, dermatite seborreica e até queda dos fios. 

Segundo a tricologista e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT),Viviane Coutinho, as causas estão associadas à genética e aos hormônios de cada um.

No entanto, alguns hábitos do dia a dia podem potencializar esse excesso de óleo no cabelo. Confira quais são eles!

ÁGUA MUITO QUENTE: lavar os fios com água em temperatura elevada aumenta a oleosidade, uma vez que estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo.

Por isso, o ideal é controlar a temperatura e sempre optar pela água fria ou morna. 

MÃO NO CABELO: evite passar a mão no cabelo com frequência. A atitude faz com que toda a sujeira das mãos passe para os fios, deixando-o mais pesado, conforme explica a especialista. 

Além disso, os produtos aplicados na ponta do cabelo acabam sendo levados para a raiz. Ou seja, controla essa mão!

ALIMENTAÇÃO DESREGULADA E SEM NUTRIENTES: comidas ricas em gordura geram oleosidade extra nas madeixas, pois contribuem para a produção de gordura no couro cabeludo. 

Isso acaba alterando o metabolismo do corpo e o funcionamento dos folículos capilares.

SAÚDE EMOCIONAL: De acordo com a especialista, períodos de grande estresse abalam o sistema nervoso de tal forma que essas transformações acabam sendo notadas na raiz do cabelo. 

SUOR: Outra alteração comum é o aumento da quantidade de suor produzido, o que também acaba contribuindo para a oleosidade capilar.

Para acabar de vez com a oleosidade, Viviane dá algumas dicas importantes para o dia a dia, começando por três práticas indispensáveis. Veja! 

Tenha uma rotina de higienização sem intervalos grandes, não prenda os fios ainda úmidos e não durma com o cabelo molhado, especialmente em dias mais frios.

Vale também utilizar os produtos indicados para as necessidades e o seu tipo de cabelo, além de caprichar na hidratação 

Não se engane! O xampu a seco não deve entrar na rotina. Ele é somente um auxiliar de emergência e não deve substituir as lavagens.

A especialista ainda destaca: se notar algo que esteja afetando negativamente a saúde dos fios, procure um especialista, afinal, o cabelo é um marcador biológico do corpo.

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor