Dicas para manter a casa 

em ordem

Filhos em casa, home office e a irritação do isolamento: esta é a nova realidade na vida de milhares de pessoas, em todo o mundo, por conta da pandemia. E tudo se agrava em um ambiente bagunçado.

A recomendação do distanciamento social tem deixado famílias inteiras estressadas, sem suas habituais rotinas. E aí manter a casa organizada parece ser uma tarefa muito difícil. Mas, calma!

AnaMaria Digital conversou com Personal Organizer Camila Cruz e, em parceria com a especialista, separamos 5 dicas rápidas para melhorar o equilíbrio do seu lar!

DICA 1 – VÁ COM CALMA E DESAPEGUE

Escolha um cômodo por vez e comece descartando tudo o que não usa mais. Um critério ótimo é lembrar da última vez que usou aquilo. Faz mais de 6 meses? Repense se vale a pena manter.

DICA 2 - CHECKLIST DE DIVISÃO DE TAREFAS

Acúmulo de louça, fogão gorduroso e banheiro sujo? Que tal um checklist de divisão de tarefas para todos os moradores da casa? Ter um cronograma facilita muito a organização, e todos podem participar! 


DICA 3 – COZINHA: ORGANIZE GAVETAS E ARMÁRIOS


Categorize a gaveta de forma funcional, por tipo: colheres, garfos, facas e assim por diante. Para os armários, comece jogando fora os alimentos vencidos, pratos e utensílios que não utiliza.


DICA 4 - NÃO ACUMULE ROUPAS PARA LAVAR


Crie o hábito de lavar roupas em dias ímpares, como terças e sextas. Tem costume de fazer isso aos domingos? Organize o espaço que você pendura suas roupas e sinta a calmaria em ver a harmonia no varal. 


DICA 5 - BANHEIRO


Use e abuse de organizadores, como caixas com divisórias para seus produtos. Coloque um cesto para as roupas sujas e não deixe nada pelo chão. Procure manter cada coisa em seu lugar no box.

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay, Unsplash e Tenor