Dicas para tirar o relacionamento da rotina 

Sim, é normal que a relação caia na rotina em algum momento! O massoterapeuta tântrico João Vitor Heringer ressalta ser comum surgirem comparações com aquele começo, em que tudo eram flores... 

Quem hoje pode lembrar desse tempo de mais contato humano e menos contato virtual vai poder reconhecer o privilégio de ter experimentado tudo antes das redes sociais. 

Naquela época, não existiam fotos tiradas instantaneamente para serem enviadas logo
ao parceiro, ajudando a aliviar a saudade.

Os vínculos trocaram de forma e, por isso, o tempo médio de esfriar a paixão se encurtou. As redes têm roubado dos casais o tempo que poderiam aproveitar na companhia um do outro. 

Conseguir se desligar um pouco para relembrar como era esse contato puramente humano pode ser uma boa pedida. Mas, por onde começar a entender como tudo se perdeu ou esfriou com o passar do tempo? 

Todo desejo erótico costuma ser mais intenso antes de alcançarmos aquilo que desejamos. Entendendo isso, podemos começar a relembrar todo início com o ápice do desejo em nossas vidas. 

Como foi o suspiro que antecedeu o primeiro beijo, o cheiro da pele ao primeiro toque... É sabido que, no começo, os parceiros faziam brincadeiras divertidas, trocavam presentes inesperados...

A diversão da nossa criança interior, porém, corre o risco de ser apagada pelo 'prazer da conquista'. É isso: o amor platônico, se não renovado, interfere no erótico e no ágape. 

Ao dialogar e refletir com o parceiro sobre novas possibilidades e prazeres, é possível incluir outros parâmetros de amor platônico e, assim, incrementar o amor erótico e a admiração pelo outro.

Assim, tudo se intensifica. Sem cobranças, só o mais puro amor.

Outra dica importante é instigar o parceiro. Provoque ele (a) sutilmente com perguntas retóricas durante o dia. Não deixe somente para o fim de semana aquilo que pode ser instigado durante a semana.

Pode ser algo íntimo ou nem tão erótico. Só para fazer o outro imaginar e relembrar as sensações igual faziam quando eram apenas namorados ou ficantes, entende?

Além disso, pequenos gestos são fundamentais! Todo ser humano precisa de carinho além da cama, mas nem todos foram ensinados a reconhecer isso. 

É por isso que os pequenos gestos e reconhecimentos trazem um poder ao nosso
desejo que só existia lá no começo do relacionamento.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor