Doença autoimune? 

Quais alimentos evitar

A busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada está aumentando a cada dia. Afinal, é daí que vem os principais combustíveis para o organismo. 


Muitos passaram a notar o rótulo dos alimentos ainda no supermercado, atitude fundamental para uma pessoa com doença autoimune, condição em que o sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis.   

Para a nutricionista Caroline Maretto, boas escolhas alimentares junto de um estilo de vida saudável têm a capacidade de reduzir inflamações e ajudar a conquistar o controle deste tipo de doença.


Entretanto, é preciso ligar o sinal de alerta ao se deparar com alguns pratos - bem saborosos, em sua maioria. Afinal, quem resiste ao leite acompanhado de um pãozinho no café da manhã?

Mas, em alguns casos é necessário dizer 'não', pois estes são exemplos de alimentos bastante inflamatórios e que podem fazer muito mal para quem tem doença autoimune.


Uma alimentação baseada em farináceos, açúcar, gordura trans e hidrogenada, além de excesso de sódio e baixa em fibras e antioxidantes, é o combo perfeito para ocasionar e aumentar inflamações.

ALIMENTOS QUE INFLAMAM

É possível controlar os sintomas típicos da doença autoimune e melhorar a qualidade de vida com algumas adaptações na dieta. Caroline explica que é na alimentação que o tratamento começa.

É importante retirar os alimentos que têm a capacidade de aumentar as proteínas da inflamação, oferecendo bons nutrientes para o corpo conseguir voltar ao seu estado saudável. 


Alguns deles, por serem de difícil digestão, podem aumentar proteínas inflamatórias. Confira:.

 •Glúten: proteína encontrada principalmente no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. 
•Caseína: proteína encontrada no leite de vaca e em produtos elaborados com leite de vaca. 

•Embutidos: presunto, mortadela, peito de peru, salsicha, linguiça, nuggets.•Gordura vegetal hidrogenada: encontrada em biscoitos, sorvetes, salgadinhos, frituras e empanados.


•Açúcar: eles são uma delícia, mas podem sensibilizar o intestino, causar desconfortos (gases, dores e constipação, etc.), além de alteração na digestão, diminuindo a absorção de vitaminas e minerais.

Fique atento com o que coloca no prato, hein!

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor