Dor no sexo? Veja as possíveis causas

Apesar de ser uma queixa relativamente frequente entre as mulheres, não é normal sentir dor durante o sexo. 

O problema, conhecido na área médica como dispareunia, causa desconforto na vagina ou na pelve em diferentes graus e com certa recorrência – seja durante ou após o contato íntimo.

Como consequência, gera sofrimento e até mesmo dificuldade em estabelecer um relacionamento amoroso.

O ginecologista e obstetra César Patez diz que, apesar de também ser possível acontecer com os homens, a questão é mais comum entre o público feminino.

Muitas acreditam que o problema está no formato da vagina, mas o órgão tem uma elasticidade que o torna adaptável para a prática sexual, e, inclusive, para a passagem da criança durante o nascimento. 

Portanto, episódios de dor durante o sexo não costumam estar relacionados a essa questão. AnaMaria Digital lista alguns possíveis fatores que podem estar relacionados a este quadro:

LUBRIFICAÇÃO

As dores no sexo podem surgir por vários problemas, como falta de lubrificação na vagina. Essa é uma condição natural na menopausa, uma vez que o nível de estrogênio diminui no organismo.

Também pode vir depois de um parto recente, durante a amamentação, com o uso de contraceptivos ou basicamente pela falta de excitação.

TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS

Além disso, os tratamentos como a radioterapia e quimioterapia também podem influenciar o aparecimento de casos do tipo.

O especialista diz que, além do fator emocional não favorecer o contato, pacientes que enfrentam tratamentos intensos de câncer também passam por alterações nos tecidos, deixando o contato íntimo doloroso.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

São outras possíveis causas para sentir dor durante o sexo. Herpes e gonorreia, por exemplo, ainda levam ao aparecimento de sintomas como coceira e sensação de queimação na região íntima.

OUTRAS CAUSAS

Inflamações ginecológicas, alergias, dermatites, lesões causadas por partos, cirurgias ou acidentes, doenças como cistite, candidíase, endometriose e miomas podem resultar em dores durante o sexo.

Para resolver as dores e voltar a ter um contato íntimo prazeroso, é importante descobrir a causa de cada mulher e realizar o tratamento adequado.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor