É fã de mel e melado? 

Veja os benefícios

Quando se trata de alimentação saudável, com grandes valores nutricionais, o mel e o melado são componentes fundamentais. 

Ricos em nutrientes essenciais, como potássio, ferro e cálcio, eles asseguram, além de equilíbrio à dieta, muito sabor, sendo ótimas alternativas para substituir o açúcar refinado na hora de adoçar.

Segundo a nutricionista Jéssica Santos, o melado e o mel têm composições diferentes. Enquanto o primeiro é um produto originado da cana-de-açúcar, o mel é fornecido pelas abelhas melíferas. 

Além de meros adoçantes naturais, esses produtos ajudam no bom funcionamento do corpo e na manutenção da imunidade. AnaMaria lista abaixo os seus principais benefícios para a saúde.

MEL


Composto predominantemente de frutose, glicose, água e minerais, o mel apresenta diversas funções benéficas ao organismo, como o fortalecimento da imunidade.


É usado com finalidades antiséptica, antioxidante, antirreumático, diurético, digestiva, expectorante e calmante.


Ele também auxilia no combate à prisão de ventre, estimulando o intestino a se movimentar, e no alívio de má-digestão, úlceras gástricas, bronquite, asma e dor de garganta. 


Mas é preciso consumi-lo com moderação, pois é um componente bastante calórico. Uma colher de sopa dele possui cerca de 55 calorias, valor próximo ao encontrado na mesma medida de açúcar refinado.


MELADO


Ele é um xarope de sacarose, produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura. É rico em nutrientes muito importantes como cálcio, magnésio e ferro. 


Entre os seus inúmeros benefícios, estão a prevenção e combate a anemias, fortalecimento dos ossos e sistema imunológico, além do controle da pressão arterial.


Embora seja uma alternativa saudável, também deve ser consumido de forma equilibrada. Uma colher possui o equivalente a 72 calorias.


A dica é não exagerar, hein!

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor