É possível repor o colágeno perdido?

É natural do corpo humano que, ao longo do tempo, a produção de algumas vitaminas e proteínas passe a diminuir, e com o colágeno não é diferente.

Essa proteína é responsável por manter a pele saudável, promovendo firmeza, elasticidade, força e estrutura do nosso corpo, o que vai prevenir os sinais de envelhecimento.

A nutricionista Bianca Naves explica que o colágeno compõe 70% da pele e 30% das proteínas do corpo. Sua perda tem início a partir dos 25 anos, mas a partir dos 40 seus efeitos começam a ser sentidos. 

Com o envelhecimento, acontece uma degeneração das fibras colágenas da pele e uma redução no processo de renovação celular, além da redução da síntese de colágeno e de elastina. 

Além da questão estética em si, esse declínio também é ligado ao surgimento de algumas doenças, como osteoartrite, osteoporose, hipertensão e até úlcera gástrica.

SUPLEMENTAÇÃO

Em uma tentativa de contornar a situação, a indústria farmacêutica tem feito diversas pesquisas e lançado produtos para fazer a suplementação dessa proteína tão importante ao corpo humano.

Mas, a grande questão é: dá mesmo para repor o colágeno perdido? 

Naves aponta que existem poucas evidências de que apenas com uma boa alimentação regular tenha eficácia por si só, uma vez que a absorção da proteína pelo corpo é muito difícil. 

Além disso, ela explica que a nossa alimentação é naturalmente pobre em colágeno, geralmente encontrado em carnes vermelhas e frango (cartilagem e ossos) e peixes (pele, espinhas e cartilagens). 

Sendo assim, uma forma mais eficaz de recompor essa proteína é a suplementação oral com produtos que podem ser comprados na farmácia.

Além de repor os estoques, a suplementação de colágeno hidrolisado (HC) tem demonstrado efeitos funcionais e benéficos.

RESULTADOS

Vale destacar que, para obter resultados, é preciso uma suplementação diária e prolongada. Alguns estudos apontam ainda que o tempo necessário para começar a surtir efeito é de, no mínimo, 90 dias. 

Isso quando a reposição oral for associada a uma alimentação saudável, boa ingestão de água e um estilo de vida ativo.

Em uma condição de falta de nutrientes no corpo, sem aminoácidos suficientes, o organismo, caso receba a suplementação de colágeno, prioriza o uso onde são mais necessários. 

É necessário ter o organismo suprido em proteínas para somente então suplementar o colágeno com foco em suas funções desejadas, pois a pele e a saúde da mobilidade acabam tendo importância secundária.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor