Fumar faz mal à saúde e a pele; entenda

Já é de conhecimento geral que fumar traz sérios malefícios para a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é, inclusive, a principal causa de morte evitável no planeta. 

Fora essas questões, o cigarro também é uma das causas do envelhecimento precoce da pele. 

AnaMaria Digital conversou com a dermatologista Fernanda Nichelle, que atua na área estética na Clínica MAC, para entender melhor como o cigarro faz mal para a pele. 

A nicotina, princípio ativo do tabaco, aumenta a produção de radicais livres, moléculas instáveis que agridem a pele e aceleram o seu envelhecimento, atrapalhando o funcionamento natural da mesma.

Isso tudo vai deixando você mais velha por conta de uma aceleração da perda do colágeno, surgimento de rugas e linhas de expressão. 

Também aparecem manchas, que tornam o tom da pele irregular, levemente acinzentado, opaco e com poros mais dilatados.

Aí, para tentar recuperar um pouco esse estrago, será preciso ter dinheiro. A dermatologista diz que os tratamentos estéticos para este fim vão de laser, passando por peeling a estímulos de colágeno.

Quer evitar que tudo isso aconteça? Então será necessário parar de fumar. 

TÁ, MAS COMO?

A principal dificuldade em parar está no vício. Henrique Bottura, psiquiatra diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, explica que a nicotina cria uma dependência forte no usuário.

 Tem todo um processo em que a pessoa sente um alívio curto no momento em que fuma, trazendo um conforto momentâneo, o que faz com que ela tenha uma relação de afetividade com o vício.

O médico explica que todo comportamento viciante tem fases, sendo preciso ter paciência com elas. Para começar, é preciso entender que quem fuma é, sim, um viciado.

Feita essa autocrítica, é mais fácil compreender que algo precisa ser feito para mudar, visto que você já compreendeu que fumar causa problemas. Muitas vezes, porém, falta energia para esta mudança. 

Para evitar voltar ao vício, o psiquiatra diz que a matriz principal é diminuir a exposição ao cigarro e, para isso, é preciso evitar os gatilhos que aparecem no dia a dia.

Isso significa que, se você é uma pessoa acostumada a sair com os amigos que também fumam, é importante evitar esses programas em um primeiro momento, até ficar mais fácil resistir à tentação.

Os remédios também podem ajudar nesta questão, além de adesivos, chicletes e movimentos em grupo, tudo para encorajar a pessoa a parar com este malefício.
Calma que você consegue!

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor