Lavagem de cabelos: dicas para não errar

Ainda existem muitas dúvidas sobre a lavagem dos cabelos, que envolvem a frequência, a ordem dos produtos capilares, a temperatura da água, o uso correto do shampoo e do condicionador.

Para que você não cometa mais erros e possa manter seus fios lindos, fortes e saudáveis, Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, dá à AnaMaria Digital algumas dicas valiosas.

FREQUÊNCIA

Segundo a especialista, a frequência de lavagens vai depender do tipo de cabelo. Para quem tem o couro cabeludo oleoso, o ideal é lavar os fios todos os dias pela manhã.

Este tipo de fio tende a ficar muito gorduroso e vai obstruindo os folículos, o que pode gerar doenças fúngicas, dermatite seborreica e irritação no couro cabeludo.   

Já em relação aos cabelos secos, lavar todos os dias pode deixá-los ressecados. Quem tem os cabelos normais, pode intercalar a lavagem.

ORDEM DOS PRODUTOS CAPILARES

O shampoo é o primeiro produto a ser utilizado e, em seguida, recomenda-se o uso de uma máscara. Isso porque a cutícula do cabelo estará aberta para receber a hidratação do segundo produto.

Por último, aplicamos o condicionador. Ele tem um pH menor do que o do shampoo, tendo uma eficácia no fechamento das cutículas.

USO CORRETO DO SHAMPOO

O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo com uma massagem leve, suave e sem o uso das unhas. A espuma formada com a massagem deve escorrer e limpar o comprimento dos fios.

TEMPERATURA DA ÁGUA 

No inverno, por mais que a água quente pareça ser uma maravilha, ela é a grande vilã para a nossa pele e cabelos. Por isso, Karla aconselha que ao lavar os fios, a água usada seja sempre fria ou morna.

As altas temperaturas tendem a ressecar os fios, deixando-os mais opacos. Além disso, estimula as glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade do couro cabeludo e causando dermatite seborreica.

CONDICIONADOR EM CABELOS OLEOSOS

Quem tem cabelos oleosos pode e deve usar condicionador. Isso porque o produto tem uma função importante, que é a de selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. 

Se você sofre com a oleosidade excessiva, não deve parar de usar o condicionador na lavagem, viu? Só aprenda a usá-lo do jeito certo. Ele fecha as cutículas, evitando danos como quebra e pontas duplas.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor