Low Carb pode te ajudar 

a perder peso

Pesquisa da Universidade de Stony Brook, em Nova York (EUA), apontou que a dieta low carb, conhecida pela baixa ingestão de carboidratos simples, emagrece rapidamente e ainda previne danos cerebrais. 

MAS O QUE É A LOW CARB?

Dieta low carb é uma estratégia nutricional em que se reduz a quantidade de carboidratos da alimentação, além de melhorar a qualidade dos que são ingeridos. 

Além da questão do carboidrato, aumenta-se a ingestão de gorduras boas e se mantém a quantidade de proteínas de acordo com a necessidade da pessoa.

O resultado? Redução de peso e a diminuição do tamanho da barriga. Também tem excelentes resultados para a redução dos níveis de glicemia e insulina.

CARBOIDRATOS SIMPLES X CARBOIDRATOS COMPLEXOS 

O estudo recomenda a baixa ingestão de carboidratos simples, que são pobres em fibra, de fácil digestão e rápida absorção (açúcar, mel, arroz branco e farinha de trigo, por exemplo). 

Já o consumo de carboidratos complexos é estimulado… e controlado. Por terem mais fibras, promovem uma digestão e absorção lenta (arroz integral, cereais integrais e raízes, como inhame e batata-doce).

MELHORE A SAÚDE DO CORAÇÃO E DO CÉREBRO 

Não basta apenas seguir a dieta low carb. Para conquistar uma boa saúde cardiovascular e cerebral é preciso aumentar o consumo de verduras e frutas, para melhorar o aporte de vitaminas e minerais. 

Capriche na ingestão de fibras (e de muita água) para manter as taxas de colesterol e glicemia dentro da normalidade. Alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega 3 e resveratrol têm ação antioxidante.


ENTENDENDO A CETOSE 


A glicose é uma das maiores fontes de energia, mas não a única. Na sua ausência, o fígado produz corpos cetônicos a partir da gordura armazenada no corpo, com finalidade de gerar energia para funções básicas. 


Dessa forma, os corpos cetônicos queimam a gordura corporal, e a formação deles está presente no nosso corpo quando acordamos, estamos em jejum prolongado ou praticamos atividade física prolongada. 


CUIDADOS 


Quando falamos em dietas, qualquer orientação deve ser feita por um nutricionista, pois cada pessoa possui uma necessidade nutricional, sendo que a estratégia low carb não é ideal para todos.

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS:  Unsplash, Pixabay e  Tenor