Mitos e verdades 

sobre queda de cabelo

O risco de perder definitivamente os cabelos é uma possibilidade que gera pavor em muitas pessoas.

E quando a queda capilar surge, mesmo que de forma eventual, a aflição pode levar a escolhas que apenas ‘maquiam’ problemas complexos, que seriam melhor tratados com acompanhamento profissional. 

O tricologista Ademir Leite Júnior alerta que, hoje em dia, é possível ter acesso a vários produtos que prometem a solução para o mal, mas a perda severa de fios deveria ser encarada de forma séria.


Por isso, revelamos os mitos e verdades que envolvem o tratamento da queda capilar. Confira!


Quando tratada no início, a perda de cabelos pode ser revertida em poucos dias?


MITO. Embora existam casos muito específicos, em que os cabelos voltam a crescer com ou sem tratamento, como nas quedas ocasionadas por estresse.


Não há recuperação do crescimento capilar em menos de dois meses?


VERDADE. Opções de produtos com a promessa de crescimento rápido são comuns, mas cabe esclarecer que, para o cabelo voltar a crescer normalmente, são necessários mais do que dois meses.


Durante o tratamento é normal os cabelos caírem?


VERDADE. Se o processo para a normalização da função folicular se inicia hoje, haverá um montante de cabelos que seguirá caindo por até três meses após o início do tratamento.


O desespero prolongado pode piorar a queda?


VERDADE. Quando o estresse, a ansiedade e o medo ultrapassam limites que a pessoa tem como normais ou toleráveis, isso pode desencadear reações no corpo, entre elas a queda capilar.


É possível o cabelo crescer 4 cm por mês?


MITO. O crescimento capilar é estimado em 0,9 cm por mês e, levando-se em conta certas especificidades, não ultrapassam os 1,5 cm mensais. Isso em pessoas com a saúde estável e sem calvície.


A queda começa antes mesmo de os fios caírem?


VERDADE. O processo se dá, em média, após três meses da interrupção do crescimento capilar. Ou seja, o cabelo para de crescer e só se solta do couro cabeludo depois de três meses.


O fim do tratamento é quando cessa a queda?


MITO. A redução acontece com o controle ou eliminação das causas, além dos estímulos para a normalização da função das raízes dos cabelos.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor