Musculação interfere no formato do rosto?

Gracyanne Barbosa publicou em suas redes sociais um antes e depois do seu rosto após fazer uma série de procedimentos estéticos, com o propósito de deixar a face mais ‘fina’.

A esposa de Belo declarou que, além de se incomodar com as bochechas, o hábito de malhar levantando pesos acabou ‘trabalhando’ seu rosto - fato confirmado pela dermatologista Fernanda Nichelle.

Segundo ela, atletas que fazem muitos exercícios acabam tendo uma perda de gordura corporal acentuada, inclusive no rosto, dando a sensação de emagrecimento facial e consequente envelhecimento precoce.

Mas, afinal, o que são cada um desses procedimentos? Em que situações eles são indicados? AnaMaria Digital procurou especialistas para esclarecer essas dúvidas.

BOTOX + ENZIMAS

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o resultado de Gracyanne se deveu à combinação dos três procedimentos. O primeiro é a toxina botulínica, conhecida como botox.

Ela relaxa a musculatura, diminuindo linhas de expressões e rugas. Isso possibilita que o rosto não seja tão ‘contraído’, adquirindo um aspecto mais jovial e fino - o objetivo da musa fitness.

Por outro lado, as tais ‘enzimas lipolíticas’ são o termo usado para uma série de ativos que atuam na gordura facial - muitos deles bastante controversos em estudos científicos. 

Essas enzimas servem para diminuir a quantidade de gordura no rosto. É uma técnica controversa, que pode levar a assimetrias na face, envelhecimento precoce e até a uma necrose dos nervos.

Gracyanne ainda mencionou que está realizando um procedimento chamado ‘beautification’, em que o rosto é alongado com pequenas inserções de ácido hialurônico.

A dermatologista diz que o ácido hialurônico gera uma elevação tecidual mínima, melhorando regiões como a parte entre as bochechas e a boca. Assim, no caso da musa fitness, causou uma ‘ilusão de ótica’.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Tenor e Pixabay