Nada de impulso: saiba controlar os gastos

Oniomania é o nome dado ao impulso incontrolável e constante de realizar compras. A prática é prejudicial não apenas para a vida financeira, como também pessoal e profissional. 

Diferentemente do consumista, o comprador compulsivo enxerga na aquisição de produtos um alívio emocional. E é aí que mora o perigo. 

Ao comprar compulsivamente, perde-se a capacidade de ponderar as consequências, inclusive indo atrás de empréstimos na tentativa de acabar com as dívidas - se endividando ainda mais.

Como o consumo faz parte do nosso cotidiano, pode parecer difícil lidar com o transtorno, mas não é.

PROCURE AJUDA

Além de procurar ajuda especializada, algumas estratégias, como assumir o controle financeiro, podem ajudar. O autoconhecimento deve ser o pontapé inicial.

Identifique em quais situações você já fez compras por impulso e os sentimentos que te levaram a isso: alegria, tristeza, raiva?

MUDE SEUS HÁBITOS DIÁRIOS

Tente mudar de itinerário nesses momentos para não cair em tentação. Visualize com clareza que o dinheiro é um recurso que demanda tempo para ser conquistado.

ESCREVA TUDO O QUE GASTA

Anotar gastos, desde aquele cafezinho até as compras mais caras, pode fazer a diferença. A partir desse controle, a elaboração de um orçamento mensal ficará mais fácil. 

Saber quanto entra e quanto sai de dinheiro e para quais atividades ele é destinado vai fazer com que as compras por impulso diminuam gradativamente, fazendo você sair do vermelho de uma vez por todas. 

COMPRAS PARCELADAS

Ao comprar de forma parcelada, temos a falsa sensação de que aquilo ainda cabe no nosso orçamento. Por isso, outra dica importante é: prefira pagar à vista, sempre que possível.

Se não tiver dinheiro ou limite no cartão o suficiente para quitar o valor integral da compra, esse pode ser mais um lembrete de que, talvez, seja melhor deixar essa aquisição para outra hora. 

FAÇA LISTAS

Vai às compras e deseja evitar tentações? Então, antes de sair de casa, anote em um papel tudo aquilo que será necessário comprar. As listas nos dão a real noção do que é necessário.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor