Óleos essenciais: 

como podem te ajudar?

Você conhece ou já usou óleos essenciais? Pois saiba que eles podem te ajudar a tratar problemas físicos e emocionais, sendo grandes aliados para melhorar a sua saúde.

Obviamente não podemos dispensar os métodos tradicionais para o tratamento adequado das doenças, mas apostar em terapias alternativas é uma saída para atingir o equilíbrio e a saúde.

AFINAL, O QUE SÃO OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

O osmólogo Fernando Amaral explica que eles são formados em plantas aromáticas e fazem parte do seu sistema imunológico e de proteção.

Por exemplo: quando uma laranjeira dá um fruto, ela precisa conservá-lo. Por isso, na casca, você tem o óleo essencial de laranja.

A extração desse produto, por sua vez, é feita através de um processo de destilação a vapor d’água, sendo a substância mais concentrada que existe na natureza para aplicação na saúde humana.

COMO ELES ATUAM NA NOSSA SAÚDE?

Quando estão nas plantas, os óleos essenciais atuam como conservantes, protegendo-as da decomposição, que é causada por fungos e bactérias. Desta forma, eles têm propriedade bactericida e fungicida.


Quando passamos no corpo, ou inalamos, eles penetram no organismo e mandam informações para as nossas células e sensores, ativando, por exemplo, o sentido olfativo (aromaterapia).


COMO UTILIZAR?


Principalmente por vias olfativas e pela pele, através de massagens, banhos e compressas. Vale ressaltar que, embora tenham esse nome, são mais parecidos com álcool e acetona do que com óleo mesmo.


PARA COMEÇAR A USAR JÁ!


Óleo de eucalipto: para o sistema respiratório. Estimula o sistema imunológico, limpando as vias respiratórias e dando conforto ao sistema respiratório. Pingue no travesseiro ou use em difusores.


Óleo de lavanda: para o sistema nervoso. Boa opção para dormir e relaxar sentindo o aroma através de difusores. Em torcicolos, por exemplo, você pode espalhar o óleo na região, massageando a área.


Óleo de melaleuca: espinhas, cortes, frieiras. Para pequenas feridas funciona como um complemento na cicatrização. Nesse caso, você aplica um pouquinho, uma gota, afinal, eles são bem concentrados.


COMO COMPRAR?


Procure uma farmácia de manipulação ou lojas de produtos naturais, sempre priorizando marcas idôneas, assim é mais seguro garantir a qualidade do material.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor