Olhos secos? Veja como contornar o problema

A temporada outono/inverno é conhecida pelas baixas temperaturas, ar seco e o surgimento de diferentes doenças, em especial as respiratórias. 

No entanto, os olhos também podem sofrer muito durante a temporada, em especial com alergias.

Segundo o oftalmologista Hallim Féres Neto, muitas pessoas manifestam alergias oculares e, durante o inverno, são comuns casos de conjuntivites alérgicas.

Como o ar fica muito seco, as micropartículas ficam mais tempo em suspensão, facilitando que entrem em contato com nossas mucosas (olhos, nariz e garganta) e favorecendo as alergias. 

A coceira é um dos principais incômodos sentidos pelos pacientes com alergia ocular e esse sintoma merece atenção especial. 

O médico alerta que o ato de coçar os olhos pode ser muito prejudicial, levando a algumas doenças mais graves, como o ceratocone. 

Além disso, é importante ressaltar que os olhos podem ser portas de entrada para doenças, incluindo a covid-19. Assim, é fundamental evitar coçar os olhos.

O tratamento, no caso das crianças, pode ser iniciado com o pediatra, mas caso evolua para conjuntivite alérgica, deve ser encaminhado ao oftalmologista para uma melhor avaliação.

CUIDADOS

Para ajudar a passar pela temporada mais seca sem crises, o oftalmologista deixa algumas dicas: 

1. Atenção com a limpeza dos ambientes: troque a vassoura e o espanador por um pano úmido e aspirador, para não levantar poeira.

2. Use colírios lubrificantes sem conservantes: sempre que tiver vontade de coçar os olhos. 

3. Se não tiver colírios: dá para fazer uma compressa com água fria, ou até mesmo lavar o rosto na pia.

4. Precisou colocar a mão nos olhos? Lembre de lavá-las muito bem antes. Mãos sujas vão levar mais alérgenos para os olhos e piorar a situação.

5. Use maquiagem de boa procedência: mantenha tudo sempre limpo. Também não compartilhe lápis, rímel e pincéis com ninguém! Lembre-se ainda de remover a make antes de dormir.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor