Previna dores nas mãos, braços e ombros

Na rotina corrida, acabamos não prestando atenção na maneira como fazemos as atividades. Se descuidarmos do posicionamento correto do corpo, provavelmente teremos problemas com o passar do tempo.

Isso ocorre principalmente porque inúmeras das nossas ocupações rotineiras envolvem o uso inadequado das mãos, braços e ombros.

Portanto, preste atenção à sua postura ao ler esse texto. Está no celular? Cuidado com a curvatura do pescoço! Se está no computador de mesa, como está sua coluna?

AnaMaria Digital conversou com a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, que deu dicas valiosas para você se cuidar cada vez mais. Confira!

1) CUIDADO COM A POSTURA DO HOME OFFICE

O uso do computador por longas horas está frequentemente associado a lesões e dores em todo o corpo.

Para se prevenir, seu cotovelo deve estar apoiado, e não solto; o monitor deve estar na altura do olho, não muito baixo e nem muito alto e a cadeira também não pode ser muito alta ou muito baixa.

Além dessas providências ergonômicas, respeite a rotina para evitar o esforço continuado, com pausas para as refeições e cafés e muito alongamento. E nem pense em trabalhar na cama ou no sofá!

2) CARREGAR PESO É COISA SÉRIA

Uma simples ida ao mercado pode trazer consequências, principalmente se você traz as sacolas apenas com os dedos, por exemplo.

Outro ponto importante é o prato de comida: se atente para a forma correta de transportá-lo, assim como panelas e tigelas de frutas, sempre com as duas mãos.

3) ATENÇÃO ÀS QUEDAS! 

É possível sofrer uma fratura de graves proporções após um deslize rotineiro, dentro da própria casa. Use tapetes aderentes, remova objetos das passagens e evite móveis com arestas pontiagudas.

4) ATENÇÃO PARA A HORA DE DORMIR

Muitos só conseguem dormir em uma determinada posição, e esse hábito pode vir de muitos anos. É importante, porém, não colocar a cabeça sobre o punho, evitando o pinçamento constante do nervo mediano.

5) ATENÇÃO ÀS ATIVIDADES REPETITIVAS

Só não pense que o único culpado é o computador. Quem trabalha com costura, jardinagem, cozinha, entre outras atividades, pode sofrer lesões se tiver tendência e mantiver uma postura inadequada. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Tenor e Pixabay