Qual é o perigo de respirar pela boca?

O inverno de 2021 teve início em 21 de junho. Além de trazer muito frio, a estação é a grande culpada pela maior incidência de doenças respiratórias, sejam infecciosas ou alérgicas. 

E já avisamos: o nariz está sempre envolvido nisso!

Mas antes de entender melhor qual é o impacto que respirar pela boca traz ao nosso corpo, vamos aprender a função do nariz. 

Ele é o grande responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado, possuindo um complexo mecanismo de defesa contra todos os agentes nocivos inalados.

Dito isso, respirar pela boca faz com que o ar inalado chegue aos pulmões sem o condicionamento necessário para que as trocas gasosas ocorram de forma efetiva. 

Ou seja, o ar chega mais seco, frio e sujo do que deveria. Isso favorece infecções (faringite, amigdalites e pneumonias), piorando as crises de asma.

Além disso, o fluxo de ar contínuo acaba gerando mudanças na anatomia do rosto. Com a boca aberta, há um relaxamento da musculatura mastigatória, alteração de posicionamento da língua e dentes. 

Em outras palavras: os dentes entortam, existem problemas na mordida e de mastigação, que levam a desequilíbrios estéticos faciais, além de alteração no consumo de alimentos.

Estes problemas são mais evidentes nas crianças, quando um período prolongado de respiração bucal causa desequilíbrio no crescimento dos ossos faciais, trazendo impactos para a vida adulta também.

Muitas pessoas que usam aparelhos ortodônticos também não se atentam à respiração pela boca. Respirar pelo nariz é fundamental para que o tratamento dentário tenha sucesso.

SEM DESCANSO

Outro problema do nariz obstruído está no sono. Dormir bem é muito importante. Só que a obstrução nasal faz com que respiremos mais pela boca ao dormimos, causando o famoso ronco. 

Isso nada mais é do que um sinal de que há dificuldades para a passagem do ar durante o sono, dificultando a oxigenação sanguínea adequada. 

Podem ainda ocorrer pausas respiratórias por obstrução da passagem do ar, conhecida por apneia do sono, que é causada por uma combinação de fatores, mas indiscutivelmente o nariz entupido é um deles.

O nariz está entupido? Procure um médico! Entre as principais causas de obstrução nasal estão as rinites, desvio de septo, sinusites, adenóides, pólipos nasais e tumores nasais benignos e malignos.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor