Qual o melhor tipo de aparelho dentário?

Em meados do século 18, o médico francês Pierre Fauchard criou o primeiro aparelho ortodôntico da história.

A invenção era feita de metal duro, com uma tira extensora que expandia a arcada dentária para acomodar todos os dentes, dando origem à expressão “freio de burro”. 

Com o passar do tempo, os alinhadores se transformaram, dando origem a modelos mais modernos e personalizados. No mercado, existem hoje diversos tipos, que variam entre tamanhos e cores diferentes.

 Todos eles, porém, têm a mesma função: corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária como problemas relacionados a má oclusão dental (quando os dentes não fecham corretamente).

Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, diz que a definição do tipo de aparelho a ser adotado é o problema detectado no paciente – outras variáveis são idade, finalidade e custo apropriado. 

AnaMaria Digital separou os 6 tipos de aparelhos dentários mais utilizados atualmente! Confira!

 1- APARELHO TRADICIONAL

 É o mais popular entre os pacientes. As bandas fixadas (e os tubos) têm a função de sustentação dos fios e bráquetes para a movimentação dentária, garantindo movimentos precisos dos dentes. 

2- APARELHO FIXO ESTÉTICO

Mais discreto, o modelo tem a mesma função e desempenho do aparelho fixo tradicional, mas sem a aparência metálica devido aos bráquetes serem de cor próxima a dos dentes. 

3- APARELHO AUTO LIGADO

Tem a mesma função dos anteriores, mas com bráquetes menores, de formas mais arredondadas, que eliminam o uso das borrachinhas (ligaduras elásticas) ao redor. O tratamento é mais rápido.

4- APARELHOS MÓVEIS

São muito eficazes para crianças, por ainda estarem em fase de crescimento. Por ser removível, pode ser encaixado e retirado dos dentes de acordo com a vontade do paciente.

5- APARELHO EXTRABUCAL

É indicado em casos bem específicos.
Para movimentar os dentes e ossos maxilares, o dentista irá direcioná-lo no pescoço, região na altura das orelhas, altura média da face ou alto da cabeça. 

6- EXPANSOR PALATINO 

É usado para aumentar a largura do palato (céu da boca) e corrigir a mordida dos dentes posteriores. Sua eficiência é maior em pacientes que ainda estão em fase de crescimento. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor