Quer emagrecer? Fuja de medidas extremas

Vencer a luta contra a balança não é fácil e requer alguns sacrifícios. Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são algumas das formas mais indicadas para a perda de peso. 

Falando assim até parece simples, né? Mas é preciso lembrar que ser magro nem sempre é sinônimo de ser saudável.

A empresária Dani Rudz, que é especialista em mercado plus size e também colunista aqui em AnaMaria, conta que já tentou se encaixar nos ‘padrões‘ e fez dietas que só prejudicaram sua saúde. 

Ela optou por um caminho mais leve, amando seu corpo e suas formas exatamente como são. Mas sabemos que não é pequeno o número de pessoas que, diferentemente de Dani, continuam seguindo dietas duvidosas.

Tanto que, recentemente, viralizou uma ideia polêmica de pesquisadores da Nova Zelândia. Eles desenvolveram um dispositivo inédito de 'travamento' para a boca, com o objetivo de perda de peso. 

Sim, é isso mesmo! São ímãs aplicados nos dentes molares e que, uma vez instalados, impedem que as mandíbulas abram mais do que dois milímetros.

Deste modo, o paciente acaba ficando com a boca fechada quase que por completo e conseguindo apenas consumir alimentos líquidos. 

DE JEITO NENHUM 

Quando falamos no aspecto técnico da invenção, o dentista Gustavo Issas explica que a ideia até pode ser considerada eficiente, afinal, a pessoa vai literalmente ficar impossibilitada de comer. 

Contudo, ele vê uma série de contraindicações no que diz respeito a parte bucal, sendo a escovação a primeira delas, já que o indivíduo ficaria a maior parte do tempo com a boca fechada. 

A tal invenção ainda poderá acarretar problemas na gengiva, inflamações, irritações, acúmulo de placa, tártaro e até perda óssea. 

E a coisa ainda pode se tornar mais séria, já que corre o risco de comprometer parte das articulações. Se a pessoa fica muito tempo sem abrir e fechar a boca, a articulação temporomandibular atrofia. 

Já a nutricionista Edvânia Soares deixa claro que, antes de mais nada, é preciso pensar no comportamento alimentar. Isso evita sensações e sintomas externos, como a compulsão alimentar, por exemplo.

Então, segundo ela, não é literalmente fechar a boca que vai resolver o problema de comer demais, mas sim trabalhar o comportamento que leva a essa compulsão alimentar. 

NÃO PRECISAMOS DE CORPOS PERFEITOS 

É isso mesmo! Por que será que é tão difícil aceitar características e biotipos que costumam ‘fugir’ dos ‘padrões’ impostos pela sociedade? Não somos preparados para encarar a vida com realidade.

O individualismo nos leva a uma grande competição desde pequenos e, para sair na frente, já na primeira infância, a arma escolhida é ‘atacar’ o diferente. E isso até hoje acontece de maneira camuflada.

'Todo dia tem alguém disposto a te dizer que você está errado. Mas raramente essas opiniões são uma preocupação, mas sim uma desculpa para tratar com ódio o que não é igual', conclui Dani.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor