Remineralização: dê aquele 'tchan' nos fios

Na hora de cuidar dos cabelos, já é sabido que hidratação, nutrição e reconstrução são passos extremamente importantes a serem seguidos. Mas você já ouviu falar de remineralização?

Ana Regina Farias, técnica da Embelleze, contou para AnaMaria Digital que o procedimento é crucial para manter a saúde dos cabelos e da pele.

Ela diz que essa é uma tendência mundial, principalmente para quem faz questão de estar sempre em dia com a sua autoestima.

MAS, AFINAL, O QUE É REMINERALIZAÇÃO?

A remineralização consiste no processo de trazer de volta aos cabelos todos os minerais que são perdidos no dia a dia. Entre os vários motivos que podem ocasionar essa perda, estão: 

O excesso de calor (muitas vezes ocasionado pelo uso do secador e chapinha), química, tintura, descoloração, a ação do sol, vento, cloro, sal e poluição.

Tudo isso acaba tornando a aparência dos fios bastante desgastada. E a perda de sais minerais provoca o desequilíbrio na saúde dos cabelos, deixando-os com aspecto ressecado e até quebradiço.

COMO FUNCIONA A REMINERALIZAÇÃO?

O processo pede produtos que sejam ricos em potássio e outros minerais, que podem auxiliar na remineralização dos fios, devolvendo a vitalidade, brilho e balanço.

Por esse motivo, uma das melhores opções na hora de remineralizar as madeixas é o combo banana + açúcar mascavo. Quando combinados, eles nutrem e ainda ajudam a manter os cabelos hidratados.

A banana é fonte de muitas vitaminas e sais minerais, sendo uma verdadeira bomba de potássio, e o açúcar mascavo é extremamente umectante. Assim, os dois se tornam uma excelente opção remineralizante.

Apesar de ser possível fazer o procedimento com ingredientes caseiros, a especialista ressalta que linhas especializadas no assunto trazem a segurança de um produto pensado para a remineralização.

CUIDADOS ESPECIAIS 

A remineralização é um procedimento que pode ser realizado em todos os tipos de cabelos, incluindo os quimicamente tratados, coloridos e descoloridos.

Para quem tem madeixas mais oleosas, a especialista sugere tomar cuidado extra na hora de conferir os ingredientes da linha de produtos utilizada.

Não existem contraindicações para a remineralização capilar. O importante é sempre observar os resultados e intercalar com hidratações, nutrições e reconstruções, conforme a necessidade dos fios. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Tenor e Pixabay