Saiba como lavar o rosto do jeito certo

Muitas pessoas investem em produtos para completar sua rotina de skincare, mas se esquecem que uma das etapas mais importantes é lavar o rosto. Embora pareça algo simples, existem cuidados a destacar.

A dermatologista Andrea Frange enumera vários erros do processo, como não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial por muito tempo na pele e usar água quente.

Apesar de tudo isso, é muito importante lavá-la de uma maneira correta e adequada, para evitar o entupimento dos poros por conta do sebo acumulado, resíduos de poluição e impurezas.

Sobre a quantidade de vezes, a especialista destaca que apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, já é o suficiente. Caso contrário, pode provocar o efeito rebote.

O que pode acabar agravando quadros de ressecamento, descamação e irritação em peles secas ou aumentar a produção de sebo em peles oleosas. 


Para entender melhor sobre o assunto e acabar
com as dúvidas, reunimos uma série de dicas,
além de um passo a passo super completo
para uma limpeza correta da pele.

TENHA TODOS OS ITENS NECESSÁRIOS EM MÃOS

A especialista garante que o processo é simples e que, tendo em mãos alguns itens específicos, isso pode ajudar a obter um resultado melhor. Confira a listinha recomendada por Andrea: 


Espuma de limpeza com textura suave; 
Escova facial com cerdas extra macias; 

Toalha de algodão, que será reservada apenas para secar o rosto;
Faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza.

COMO LAVAR O ROSTO CORRETAMENTE?

Depois de remover toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza, umedeça o rosto com água corrente. Aplique um pouco da espuma de limpeza sobre a mão, o equivalente a uma moeda.

Passe a espuma sobre o rosto umedecido e, com a ajuda da escova facial, faça movimentos circulares em toda a área por aproximadamente 1 minuto. Enxágue muito bem para tirar todo o produto da pele. 

Seque o rosto com a toalha de algodão, apertando-a levemente, sem esfregá-lo. Depois, basta seguir com as outras etapas de cuidado, como hidratação
e proteção.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vitória Gomes 
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor