Saudável no inverno? Veja como

O friozinho é uma ótima desculpa para comer besteiras. E esse é o motivo de muita gente acabar ganhando uns quilinhos a mais nessa época do ano, perdendo o foco da alimentação saudável.

A nutricionista Renata Pigliasco explica que, quando a temperatura do meio ambiente cai, a tendência é que a temperatura corporal caia também.

Como precisamos compensar para não haver essa queda da temperatura do organismo, produzimos mais calor, usando a reserva energética do corpo (gordura).

E, a partir do momento que se começa a ‘atacar’ essa reserva, há o aumento da fome, especialmente por comidas calóricas. Por isso, durante o inverno, geralmente alimentos leves não nos satisfazem.

A especialista, porém, dá dicas de como se manter firme na dieta nutritiva, sem precisar abrir mão do ‘conforto’ de uma comidinha quente e gostosa. 

CHÁS

Ingerir chá é uma forma de aquecer o corpo. Fora isso, a bebida não tem calorias e ainda traz vários benefícios à saúde. Prefira chá-verde, de gengibre, hibisco ou mulungu com alfazema.

TEMPEROS

Consuma especiarias para acelerar o metabolismo, como gengibre, pimenta, canela, cúrcuma, cominho, curry e semente de mostarda. Use-as como tempero para os pratos.

ALTERNATIVA

Sacie a vontade de doce ao preparar frutas assadas no forno ou micro-ondas (banana com canela é uma deliciosa e eficaz pedida).

SOPA É JANTA, SIM!

Substitua o jantar por sopa. Dê preferência a alimentos poucos calóricos, como abobrinha, berinjela, chuchu, couve-flor, aipo e uma proteína magra, por exemplo. 

Não exagere no carboidrato (batata-doce, aipim, inhame, batata baroa, arroz integral). Escolhe apenas um deles. No almoço, tomar um prato de sopa como entrada pode ajudar na saciedade.

LANCHE DA TARDE

Para o lanche da tarde, lance mão das fibras, que saciam a fome. Semente de chia, farinha de linhaça, farelo de aveia e farinha de maracujá são bons exemplos.

Uma boa sugestão é preparar uma mistura com farinha de linhaça, semente de chia, farinha de maracujá, farelo de aveia e psyllium e adicionar 1 colher (café) no iogurte.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor