Secador de cabelo: 

amigo ou vilão?

No dia a dia corrido, o secador de cabelo tornou-se um verdadeiro aliado das mulheres, sendo o grande salvador nos momentos de secar os fios antes de dormir, ou modelar as mechas, por exemplo.

Mas há quem diga que essa ferramenta pode servir também como vilão e danificar os fios. 

No fim das contas, surge o questionamento: afinal, o secador é amigo ou vilão do cabelo? 

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, a resposta certa é “depende”. 

O secador pode ser um amigo se você utilizá-lo ao seu favor. Sem nenhum tipo de cuidado, porém, ele é capaz de afetar a saúde capilar. Ou seja: tudo vai depender da maneira que o aparelho é usado.

USE PROTETOR TÉRMICO!


O calor excessivo produzido pelo secador é, sim, prejudicial aos cabelos, mas existem formas de amenizar esse problema. O primeiro passo? Passar um protetor térmico em todo o comprimento dos fios. 


Esse produto funciona como uma película protetora ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento do cabelo.


Também é recomendado usar o protetor térmico antes da chapinha e do babyliss.

EVITE A TEMPERATURA MÁXIMA


Mesmo que esteja com pressa de secar o cabelo, melhor não ligar o aparelho no máximo. Também mantenha uma distância de cerca de 30 cm entre ele e o cabelo, para que o calor não prejudique.


TOALHA ANTES


Saiu do banho e os fios estão bem molhados? Retire o excesso com uma toalha e vá secando em temperatura média até que esteja menos úmido. Com ele parcialmente seco, é só modelar como de costume.


CUIDADOS


Os cuidados rotineiros com os cabelos, como hidratação e nutrição constantes, além de tratamentos de reconstrução, são super bem-vindos e auxiliam a manter os fios fortalecidos, mesmo com o secador.


O mais importante é manter os cuidados no dia a dia. O secador tem tudo para facilitar a vida de quem o utiliza. Basta usar com cautela, tomando as precauções necessárias. 

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay, Unsplash e  Tenor