Tentando engravidar?
 Entenda a nidação

Muitas mulheres que estão tentando engravidar se deparam com a realidade de precisar conhecer a fundo todo o caminho que leva a uma gravidez, após meses ou anos de frustração. 

Segundo a ginecologista e obstetra Cláudia Navarro, especialista em reprodução assistida, desde muito cedo aprendemos que, para engravidar, o óvulo precisa ser fecundado pelo espermatozoide. 

 Mas, para muitas mulheres que enfrentam a infertilidade, o processo, aparentemente simples, esconde algumas barreiras e até mistérios que dificultam o resultado positivo.

FECUNDAÇÃO

Antes de entender o que é nidação, é preciso relembrar que a mulher em idade fértil geralmente tem um ciclo menstrual de aproximadamente 28 dias, que se inicia no primeiro dia da menstruação.

 O período menstrual é a fase em que o endométrio (parede uterina) descama. Após essa etapa, o organismo caminha para a fase que irá culminar na ovulação. 

Por volta do 14° dia do ciclo, o óvulo é liberado pelo folículo e a tuba uterina irá captá-lo. Nesse local, o espermatozóide deverá encontrar o óvulo e, assim, ocorrer a fecundação.

 O PROCESSO DE NIDAÇÃO

Na ovulação, o corpo se prepara para abrigar os gametas que se uniram na trompa. E a parede uterina vai ganhando espessura e condições ideais para o óvulo fecundado se fixar no endométrio.

Este é o processo de nidação, também chamado de implantação. A gestação só começa efetivamente quando ocorre essa fixação.

Deste modo, a confirmação da gravidez se dá quando o óvulo fecundado está fixo no útero.

CARACTERÍSTICAS DA NIDAÇÃO

Em situações normais, depois que o óvulo é fecundado, o processo de nidação ou implantação na cavidade uterina leva, em média, de sete dias a 10 dias.

Ao longo do período, algumas mulheres podem apresentar pequenos sangramentos e cólicas. Mas esse sintoma não acontece com todas, então, não é indicado que as pacientes esperem por esse sinal.

DIFICULDADE DE FIXAÇÃO

Algumas tentantes conseguem ter sucesso na fecundação, mas enfrentam dificuldades exatamente na fixação do embrião. As causas que impedem a nidação são diversas, como alterações hormonais, inclusive de tireoide, e a endometriose.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Tenor  e Pixabay