Tire suas dúvidas sobre higiene bucal

A higiene bucal é imprescindível para manter os dentes saudáveis e evitar as doenças, inflamações e outros problemas na boca, como o mau hálito. Ainda assim, muitos ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Por isso, AnaMaria Digital procurou a dentista Ana Paula Quinteiro Moro, professora do Instituto Levy Nunes na Faculdade São Leopoldo Mandic, para responder algumas questões. Anote aí!

COMO ESCOLHER A ESCOVA DENTAL MAIS INDICADA?

As cerdas são os principais componentes da escova. Assim, a indicação tradicional para pessoas sem problemas específicos na realização de movimentos é o uso de escovas com cerdas planas e niveladas.

Não há evidência científica de que escovas com cerdas de borracha ou aquelas com inclinações e texturas modificadas sejam superiores às tradicionais. 

Devemos trocar de escova a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem deformadas, o que impede uma boa limpeza. Também não esqueça de escovar a língua, que absorve bactérias como uma esponja.

PESSOAS COM GENGIVAS SENSÍVEIS DEVEM OPTAR POR QUAL TIPO DE ESCOVA?

Macia. Quando as gengivas estão inflamadas e sensíveis, sangram facilmente ao serem escovadas ou com o uso do fio dental.

Isso permite que os alimentos e as bactérias se acumulem entre os dentes e gengivas, criando um lugar propício para que as bactérias se multipliquem e se transformem em placa dentária. 

Esse desenvolvimento da placa na linha da gengiva, se não for removida com uma boa rotina diária de higiene bucal, pode desenvolver o tártaro, pela sua calcificação. 

Um indivíduo que utiliza enxaguatório, escova os dentes no mínimo duas vezes ao dia, usa fio dental diariamente e frequenta o dentista, terá menos chance de desenvolver sensibilidade dentária.

ESCOVAS ELÉTRICAS LIMPAM MELHOR?

Ainda falta uma prova clara de que as escovas elétricas sejam mais eficazes em relação às normais, mas dá para notar que, na escovação manual, a limpeza pode variar bastante. 

Já a versão elétrica tem oscilações e rotações automáticas que chegam a funcionar de modo semelhante à limpeza feita no consultório odontológico. 

Hoje em dia, inclusive, algumas escovas vêm acompanhadas de um timer para mostrar o tempo e a força adequada de escovação.

O que é melhor: movimentos horizontais, verticais ou circulares? Devemos usar uma escova manual ou elétrica? Não importa, desde que seja sempre da mesma forma e por no mínimo dois minutos.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor