Veja como corrigir 

o sorriso gengival

Não é só o formato, a cor e a posição dos dentes que influenciam na estética do rosto. Existe também o tamanho da gengiva. 

O excesso aparente na hora de sorrir pode incomodar algumas pessoas e, se você for uma delas, saiba que existem tratamentos modernos para essa questão. 

Caroline Malavasi, especialista em Ortodontia, explica que o sorriso gengival normalmente acontece quando há exposição de tecido maior que 3 mm da faixa de gengiva, no ponto mais alto dos dentes.

Cirurgia, uso de facetas e lentes de contato, além de aplicação de toxina botulínica são alguns tratamentos recomendados. 

TRATAMENTO CIRÚRGICO

A cirurgia de correção é relativamente simples e os resultados são definitivos. A boa notícia é que a técnica não interfere na fala e na deglutição, podendo ser executada em pessoas de qualquer idade. 

A recuperação, em média, se dá em sete dias, mas a remoção completa da sutura é realizada no 14º dia após o procedimento.


FACETAS E/OU LENTES DE CONTATO


Esse pode ser o segundo passo após a cirurgia. Quando acontece a remoção de osso, é preciso colocar facetas e/ou lentes de contato sobre os dentes, para que nenhuma parte sensível fique exposta.


A espessura necessária de porcelana é o fator determinante entre a faceta ou a lente de contato dental. Normalmente, necessita-se de um intervalo de 90 dias entre a cirurgia e a confecção da prótese.

TOXINA BOTULÍNICA TIPO A


É menos invasiva, simples, rápida e efetiva. Impede ou diminui a contração do músculo, impossibilitando a gengiva de se evidenciar. A aplicação pode ser reversível, podendo durar até 6 meses.


Se gostou… Dá um sorriso!

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS:  Unsplash e  Tenor