Veja como identificar 

9 tipos de fome

Sabe quando você está com fome, mas não sabe bem do quê? Parece estranho, mas acredite: é possível ter esse sentimento. Isso porque o ser humano não tem apenas uma sensação de fome, mas nove! 

A nutricionista Andrezza Botelho explica que nosso organismo interpreta as sensações pelos cinco sentidos. O modo como nos alimentamos influencia, e não somente falando no que comemos, mas como comemos.

Olhos, olfato, tato, paladar, cérebro, audição, células e coração são os principais ‘emissores’ das mensagens de fome e só estaremos devidamente saciados quando todos esses sentidos estão ‘alimentados'.

RECONHECENDO AS FOMES QUE NOSSO CORPO SENTE


OLFATO: é o aroma que sentimos quando preparamos a refeição (ou entramos em um restaurante e sentimos aquele “cheirinho” de comida). Ela também é despertada quando o prato chega à nossa mesa.


VISÃO: quando comemos sem foco na alimentação (vendo TV, por exemplo), a sensação de saciedade não é completa. Nosso olho precisa registrar o que comemos para que também se sinta “satisfeito”.


PALADAR E TATO: é saciada ao sentir o sabor do alimento. Novamente, a atenção plena é que vai ajudar na saciedade. Preste atenção ao número de vezes que mastiga, na textura do alimento na boca, etc.


AUDIÇÃO: acontece quando ouvimos o barulho da panela de pressão cozinhando um feijão fresquinho, sabe? Com o olfato, sons e cheiros são poderosos no despertar da fome. Ou na saciedade dela.


ESTÔMAGO E CORPO: Já sentiu dor de cabeça por estar com fome? É um recado das células de que você precisa colocar combustível para que elas sigam funcionando. 


MENTE E CORAÇÃO: A fome mental é a impulsionada pela ansiedade e pela necessidade de mastigar alguma coisa por nervoso, por exemplo. Já a do coração remete ao prato que tenha sabor de “comida de vó”.


ATENÇÃO


É importante que, na estratégia de perda de peso, você entenda todas as suas fomes, porque não saciá-las pode fazer com que você coma da maneira errada, comprometendo seus resultados. 


A chave do sucesso é fazer da hora da alimentação um momento dedicado à comida. Quanto mais focados nesse momento, melhor nosso corpo entende a saciedade, controlando a quantidade de alimento ingerido.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor