“Amo as Crônicas da Xênia! Gostaria muito de conhecer essa mulher inteligente, que muito me ensinou!” Marcia Di Bernardo - Shutterstock

Previna o câncer com 6 alimentos poderosos

Dois de cada dez casos da doença são causados por uma alimentação equivocada. Então, faça a sua parte e capriche na hora de montar o prato!

Raquel Maldonado Publicado em 14/11/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Vegetais crucíferos
Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho. Todos atuam na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio pra crescer. O consumo regular está relacionado ao menor risco de câncer de colo do útero, de pulmão e de mama.


Uva e frutas vermelhas
Elas contêm resveratrol, um flavonoide com potencial antioxidante, que ajuda na proteção das células. A substância está presente em maior quantidade na casca e também nas sementes da uva, ajudando a prevenir o câncer de cólon.


Chá-verde
Apresenta um dos antioxidantes mais potentes, o epigalocatequina 3-galato (EGCG). Ele neutraliza a formação dos radicais livres,
auxiliando na detoxificação do organismo, reduzindo risco de câncer de próstata, mama e leucemia. Estudos sugerem a ingestão de três a quatro xícaras da bebida por dia.


Alho cru
O alimento contém alicina, um polifenol que pode atuar na alteração da oncogênese (formação do câncer), levando à redução do risco da doença. Tudo bem que nem todo mundo encara alho cru, mas uma forma bem legal de utilizá-lo na cozinha é incluindo-o em molhos caseiros para saladas.


Oleaginosas
Castanhas, pistache, nozes... Todas elas reduzem o risco de doenças do coração e ainda possuem -sitosterol – um fitosterol que atua no mecanismo de apoptose celular (morte das células cancerígenas). Estudos apontam que a substância age especialmente na prevenção do câncer de próstata.


Açafrão
Tem curcumina, usada na Índia para o tratamento de diversos tipos de doenças. Atualmente, é um dos princípios ativos mais estudados, devido ao seu potencial anti-inflamatório e antitumoral. Ele corrige alterações no metabolismo celular, que desencadeiam o surgimento do câncer, e também atua no tratamento.


Vitamina D
Inibe a proliferação celular e age na prevenção do câncer de mama. Atum e ovos são as principais fontes dessa vitamina. No entanto, para que o corpo absorva a substância, devemos tomar sol. Recomenda-se que, diariamente, no horário entre 7h e 9h, entre 15 e 20 minutos – sem protetor, com os braços e as pernas expostos.


Menos carboidratos, por favor!
Reduzir carboidratos refinados e processados (como açúcar, massas, bolos e biscoitos) também conta pontos a favor. O hábito ajuda na prevenção de um grande número de doenças crônicas e degenerativas, como obesidade, diabetes e síndrome metabólica, que estão relacionadas ao desenvolvimento de vários tipos de tumores.



Receita: Frango ao açafrão

Ingredientes
1 ½ peito de frango sem pele
2 sobrecoxas de frango sem pele
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
Sal, orégano, salsinha e tomilho a gosto
2 colheres (chá) de açafrão em pó
 ½ copo de água

Modo de preparo
Numa panela, coloque o frango (em pedaços), a cebola e o alho. Junte o sal, as ervas e o açafrão e mexa delicadamente. Adicione a água, tampe a panela e mantenha no fogo até o frango ficar cozido e macio.
Rende: 4 porções
Calorias: 201 por porção
Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Anderson do Molejo morreu da doença


Como é o funeral de um membro da realeza? Estado de saúde de Rei Charles piora e protocolo real é atualizado


O que é Aero Jazz? Conheça prática física que ajuda Helô Pinheiro a exibir boa forma aos 80 anos


No pós-parto, Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do lactente; saiba o que é


Desconforto, inchaço e dores: saiba o que é lipedema, doença que afeta Yasmin Brunet


Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão; entenda os impactos da doença