Procure estabelecer um período, de preferência sempre na mesma hora, para evacuar - lyperzyt/Pixabay
Atenção

Prisão de ventre: é possível aliviar esse desconforto? Veja todas as dicas

Saiba como aliviar os sintomas do problema, que pode durar dias e atrapalhar a vida de quem sofre

Da Redação Publicado em 08/10/2020, às 09h00

Velha conhecida entre grande parte da população, principalmente do público feminino e idosos, a prisão de ventre causa muito desconforto para quem sofre deste mal. 

Denominada tecnicamente como constipação intestinal, a prisão de ventre possui como sintomas mais comuns a dificuldade para evacuar, irregularidade na frequência das evacuações, fezes duras e secas, sensação de evacuação incompleta, desconforto abdominal, excesso de gases, inchaço na barriga e sensação de irritação.

Esses incômodos, às vezes, chegam a durar dias. “Quando a prisão de ventre se torna muito frequente e quando há a perda de qualidade de vida por conta deste mal, é hora de procurar o auxílio de um especialista para um diagnóstico correto, realização de exames complementares e um tratamento adequado”, explica Samuel Okazaki, cirurgião do aparelho digestivo, para AnaMaria Digital.

Também conhecida obstipação intestinal, a prisão de ventre possui diversas causas, como sedentarismo, desidratação e consumo de alimentos industrializados. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Proctologia (SBCP), 85% dos casos estão ligados ao baixo consumo de fibras, vegetais e líquidos. Outro fator é a mudança de rotina, por exemplo viagens, hábitos de adiar idas ao banheiro que normalmente são aprendidos na infância; estresse, depressão e ansiedade.

Vale lembrar que um intestino que não funciona regularmente pode estar relacionado com outros problemas de saúde, tais como hemorroidas, divertículos intestinais, entre outros.

“O tratamento da constipação intestinal deve ser feito com acompanhamento médico, pois normalmente são indicados medicamentos específicos, além de orientações dietéticas e comportamentais. O uso indiscriminado de laxantes e o seu abuso, tanto nas doses como na frequência, pode causar dependência e agravar os sintomas”, orienta.

Confira outras dicas para aliviar e prevenir a prisão de ventre do especialista.

Se os seus hábitos intestinais estão passando por mudanças bruscas, procure seu médico, pois este pode ser um sintoma de uma série de doenças que podem e devem ser tratadas.

Bem-estar e Saúde saúde prisão de frente dicas para evitar prisão de ventre

Leia também

O que é pneumonia assintomática? Camila Pitanga levanta alerta


Câncer de próstata: nova descoberta pode influenciar diretamente o tratamento da doença


Como diferenciar a labirintite de uma simples tontura


Grávidas e mulheres com silicone: 10 dúvidas comuns sobre o exame de mamografia


Ser sedentário é tão ruim assim? Saiba como sair do sedentarismo mesmo com rotina corrida


Como dormir melhor: mudanças simples na rotina podem fazer milagres pela sua saúde