Idosa de 97 anos foi enganada ao receber vacina - Reprodução
Fraude

Técnica de enfermagem é afastada após fingir ter vacinado idosa contra covid-19, em Maceió

Senhora teve o braço furado, no entanto, o líquido do imunizante não foi injetado

Da Redação Publicado em 29/01/2021, às 10h03 - Atualizado às 10h05

Uma técnica de enfermagem foi afastada da função após fingir que aplicou a vacina contra covid-19 em uma idosa de 97 anos, em Maceió (AL). 

A senhora foi até o Pátio Shopping, um dos pontos da campanha de vacinação, teve seu braço esquerdo furado pela agulha, no entanto, não recebeu o líquido do imunizante. A cuidadora da idosa gravou um vídeo do momento. 

Diante das imagens, familiares da senhora, que não teve o nome revelado, procuraram os responsáveis pela campanha de vacinação, que constataram a fraude. Assim, outra profissional fez a aplicação correta da vacina e o procedimento foi registrado novamente. 

A Prefeitura de Maceió afastou a técnica de enfermagem que cometeu a fraude e abriu um procedimento administrativo para investigar o caso. O Ministério Público Estadual de Alagoas informou que irá apurar o ocorrido.

Em nota, o órgão também afirmou que o fato causou "indignação" e que se trata de um "caso isolado". Além disso, a prefeitura disse que ampliará a fiscalização da vacinação e mudará o protocolo, dando mais transparência ao público-alvo da campanha. Desta forma, o profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.

Vale lembrar que, a capital alagoana ampliou o público-alvo da campanha de vacinação disponibilizando a vacina para idosos com idade a partir de 85 anos. Serão 6.800 doses disponibilizadas para os idosos desta faixa etária. 

vacinação Alagoas Fraude Maceió coronavírus imunizante idosa falsa aplicação técnica de enfermagem

Leia também

OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19


Saúde Brasil registra 70 mortes e 39 mil novos casos de covid-19 em 24h


Brasil registra 97 mil novos casos de Covid-19 na última semana


Diretor-geral da OMS diz que fim da pandemia está próximo


Distrito Federal busca moradores que têm ciclo vacinal incompleto


Saúde recomenda vacinação de crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac