Não sabe que cor usar nos olhos? Vá de marrom! - Divulgação

Dicas básicas para qualquer maquiagem

Para acertar na produção em casa, especialista indica técnicas simples que fazem diferença

AnaMaria Digital Publicado em 20/04/2018, às 14h25 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Produtos novos e de qualidade são importantes, mas não bastam para ter a maquiagem perfeita. É preciso também dominar algumas técnicas e truques. Fernanda Guerra, maquiadora do Visage Beauty, salão de beleza em Curitiba, no Paraná, recomenda algumas dicas básicas que devem ser seguidas em qualquer tipo de make. Confira:

Veja também:
Tendências de cabelo para o inverno 2018
Qual roupa usar na entrevista de emprego
Cuidado com a maquiagem vencida!

Limpeza
Muitas mulheres pulam esse passo sem saber que é um dos mais importantes para garantir o resultado bonito e, principalmente, duradouro. Antes de aplicar qualquer maquiagem, é preciso higienizar bem a pele e retirar todo excesso de produto. "Pode utilizar um tônico ou mesmo aqueles lencinhos umedecidos", afima Fernanda.

Primer
Sua função é preparar e hidratar a pele para receber os produtos, cobrir algumas linhas finas discretas e garantir maior fixação da make. "O primer deve ser aplicado principalmente na zona T, onde a pele é mais oleosa e os poros mais atraentes", diz. No calor, o produto é indispensável para evitar que a maquiagem derreta.

Base
Grande parte do sucesso da make vem da escolha certa da base, que deve seguir o tipo de pele: oleosa, seca, normal ou mista. Para não errar no tom, a especilista recomenda testar o produto no próprio rosto, entre a boca e a bochecha - e não na mão ou no braço. "Coloque um pouquinho da base dando batidinhas, sem esfregar". A base deve ser passada até o pescoço para se misturar com a pele e criar um resultado natural. Não use-a em excesso e, se preferir, use um pincel para suavizar.

Sombra
O segredo é esfumar muito e sem preguiça. "Olho bonito é bem esfumado, sem marcação nenhuma", garante a maquiadora do Visage Beauty. Se tiver dúvida sobre a cor, Fernanda indica o marrom. "Vai com tudo. Não tem erro", diz. 
 
 

Dicas de Beleza

Leia também

Andressa Urach: quais são os perigos da cirurgia de remoção de costela?


Coleção de Yasmin Brunet: pode usar perfume vencido?


Aos 60 anos, mulher ganha Miss Universo Buenos Aires; Veja os truques de beleza dela


Água quente faz mal para pele? Veja mitos e verdades sobre a hora de tomar banho


Saiba como usar rímel colorido para apostar em uma maquiagem divertida


Você sabia que fazer cirurgia plástica no frio proporciona uma recuperação melhor?