O ideal é pensar um ano à frente - StartupStockPhotos/Pixabay
Economia

Controle financeiro: veja dicas infalíveis para não se perder nos gastos

É necessário que todos os gastos e receitas constem nesse controle

Da Redação Publicado em 07/09/2020, às 19h00

“Qual a melhor maneira de controlar o meu progresso financeiro? Se puder dar algumas dicas...” P. N., por e-mail.

A sua preocupação é legítima. É fundamental fazer o controle das finanças, ainda que cerca de metade da população brasileira admita não se preocupar com isso. Então, vamos falar sobre o instrumento a ser usado: aplicativo, planilha ou a boa e velha agenda? Aqui não tem certo nem errado. 

O instrumento tem que ser o que se encaixa melhor no seu dia a dia. Se você tem mais afeição à tecnologia, pode usar o aplicativo ou a planilha. Mas, se gosta de anotação em papel, a agenda ou a caderneta também servem. O que não se pode fazer é empurrar com a barriga, não ter disciplina ou fazer conta de cabeça. Em seguida, é importante a clareza do que anotar. É necessário que todos os gastos e receitas constem nesse controle. 

Não deixe nada de fora e separe em grupos. Isso pode ser um pouco maçante, porém é excelente para conseguir ter uma visão geral das suas finanças. Só assim você conseguirá saber o quanto gasta com habitação, lazer, educação... 

Não se esqueça de fazer uma reserva financeira todos os meses. A dica para conseguir é separar um valor previamente definido assim que receber o salário. Dessa forma, você não corre o risco de cair em tentação e gastar aquele dinheiro que parece ter sobrado na conta . É bom também fazer as anotações para o mês em questão e um planejamento para os meses seguintes. 

O ideal é pensar um ano à frente. Assim, você inicia o mês com um “Plano A”, ou seja, com um planejamento para o pagamento das contas básicas, a reserva financeira e os gastos com lazer. E você vai percebendo ao longo do mês se o que foi planejado aconteceu ou se há necessidade de fazer alguma correção de rota. 

Olhar um ano à frente ajuda a ter noção dos gastos sazonais e, principalmente, a se planejar bem. 

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.

Dinheiro

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida