O preço deve ser um equilíbrio entre custo, margem de lucro e estudo do mercado - Banco de Imagem/Shutterstock
Você no azul

Definir corretamente o preço dos produtos faz diferença; entenda

Entenda como definir corretamente o preço dos produtos faz diferença

Da Redação Publicado em 27/07/2019, às 18h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

"Vendo salgadinhos que faço em casa. Porém, os preços da matéria-prima subiram. O que faço para não repassar esse valor para meus clientes?” J. R., por e-mail

Definir o preço é uma tarefa trabalhosa, porém tão importante quanto ter um bom produto. 

Se o valor for determinado de forma incorreta, pode haver queda nas vendas, no caso de um preço elevado demais, ou faturamento menor do que o necessário para manter a produção, se o preço for muito baixo. 

O preço deve ser um equilíbrio entre custo, margem de lucro e estudo do mercado. Ou seja, ele deve cobrir os custos, estar alinhado com os concorrentes e ainda gerar lucratividade.

Caso os itens fiquem desequilibrados, é necessário fazer ajustes. No seu caso, como
houve aumento do custo de produção, uma alternativa para manter o preço inalterado é diminuir a margem de lucro. 

Outra dica é repassar o valor para os clientes, aumentando o preço. Porém, ainda há ideias que você pode levar em conta para reduzir os custos, sem alterar o lucro ou preço final: busque matérias-primas mais baratas, troque marcas, pesquise novos fornecedores que ofereçam descontos... 

Investir na compra de uma máquina para a fabricação dos salgados também é uma boa opção. Com ela, os insumos provavelmente serão mais bem aproveitados e sua produtividade aumentará, já que esse recurso produz mais produtos em menos tempo. 

A ‘folga’ pode ser usada na divulgação e prospecção de novos clientes. As redes sociais abrem portas nesse sentido e são um bom caminho para incrementar as vendas e divulgar o trabalho.

Por fim, faça um estudo de quais são os salgados mais vantajosos para produzir. Se um determinado salgado tem uma demanda elevada, você pode produzi-lo em larga escala. 

Com isso, você aumenta a produtividade e ainda paga menos pela compra em atacado dos ingredientes.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.

Dinheiro

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida