Esse dinheiro pode ser bem útil - IStock
Economia

Usar ou não usar FGTS? Saiba quando é o momento para usar o dinheiro

Fazer uso pode ajudar no pagamento do seu imóvel próprio, sendo mais vantajoso

Da Redação Publicado em 31/03/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

"Tenho um imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal e, atualmente, tenho também uma quantia de FGTS. Pensei em pegar esse dinheiro para reduzir o valor do financiamento, mas não sei se é vantajoso...”
A. A., por e-mail

A resposta é bem simples: sim! É bastante vantajoso usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir o valor do seu financiamento. No entanto, é importante lembrar que isso só será possível caso o contrato e o imóvel que você está comprando estejam enquadrados nas regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

E também se você não tiver prestações em atraso. Nestes casos, o FGTS pode ser usado para diminuir o saldo devedor remanescente (seja ele usado para reduzir o total de parcelas devidas ou, então, para diminuir o valor de cada uma delas). 

Em alguns casos, o valor do FGTS pode até ser suficiente para liquidar todo o saldo devedor. O FGTS é um valor depositado em nome daqueles trabalhadores que têm carteira assinada no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas não pode ser usado de forma livre. 

Em primeiro lugar, o FGTS rende muito pouco, cerca de 3% ao ano. Ou seja, se você deixar o seu dinheiro  parado, quase certamente terá uma correção abaixo da inflação - o que significa que o valor do seu FGTS desvaloriza ao longo do tempo. 

Então, sendo assim, caso você use o seu FGTS para ajudar no pagamento do seu imóvel próprio, irá direcioná-lo para um destino mais vantajoso. Vale lembrar também que existem poucas possibilidades de usar esse dinheiro. Isso quer dizer que, caso você tenha a oportunidade de sacar e de usar o valor em seu benefício, é bem interessante. 

As principais alternativas para saque, além do pagamento de imóveis, são a demissão sem justa causa ou por acordo, a aposentadoria ou o surgimento de uma doença grave.

O que é FGTS?
É uma poupança depositada mensalmente pelo empregador aos trabalhadores, equivalente a 8% do seu salário. Só tem direito ao depósito os colaboradores contratados pelo regime da CLT, ou seja, com carteira assinada. O dinheiro acumulado fica depositado na Caixa Econômica Federal e rende cerca de 3% ao ano, o que em geral fica abaixo da inflação. O objetivo deste fundo é ajudar o trabalhador no momento em que uma reserva financeira se faz necessária.

Se usar, terá que se preparar
É bom ressaltar que, se você usar o FGTS para qualquer finalidade prevista, não terá o valor acumulado depois. Ou seja, vale a pena usar esse dinheiro, mas você terá que se preparar para o momento em que parar de trabalhar, uma vez que o valor foi resgatado com antecedência.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.
 

Dinheiro investimento FGTS

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida