No caso de compras de valores muito baixos, o desconto à vista não faz sentido - Banco de Imagem/Getty Images
Você no azul

Você sabia que desconto em compra à vista não tem regra? Entenda

Entenda porque desconto em compra à vista não tem regra

Da Redação Publicado em 03/08/2019, às 19h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

"Já li que, se eu pagar uma compra à vista, posso pedir desconto. Mas nunca consigo. No máximo, me oferecem os 10% de praxe. Como posso conseguir um bom desconto?” E. M., por e-mail

Não há uma regra quando se trata do desconto praticado no pagamento à vista. O valor vai depender da análise feita pelo empresário no momento da venda. Mas sempre é possível encontrar gente disposta a oferecer alguma vantagem quando se trata de fechar a venda com pagamento imediato.

Um dos motivos pelos quais o comerciante dá desconto no pagamento à vista é que os diferentes meios de pagamento têm custos distintos para quem vende. Tanto o cartão de crédito quanto o de débito exigem o pagamento de uma taxa sobre o valor da venda para a credenciadora do cartão. 

No caso das compras parceladas no crédito, a taxa de desconto é ainda maior. Outro ponto levado em conta na hora de conceder desconto tem relação com o preço do dinheiro no tempo. Se ele recebe o pagamento à vista, já pode começar a usar ou investir o valor, diferentemente do que acontece no pagamento parcelado.

Sabendo disso, tentar algum abatimento no valor da compra oferecendo outras formas de pagamento pode ser uma alternativa. É o que acontece muitas vezes nas vendas on-line, em que o abatimento para pagamento no boleto tem sido comum.

Mas lembre-se: no caso de compras de valores muito baixos, o desconto à vista não faz sentido. Também não há argumentos que justifiquem um grande desconto à vista versus um parcelamento de apenas dois meses. 

Por fim, mesmo que você não tenha desconto para o pagamento à vista, ainda assim pode ser vantajoso evitar o parcelamento. Dessa forma, você evita compromissos financeiros de longo prazo e o acúmulo de parcelas, que, muitas vezes, são responsáveis por desequilibrar o orçamento.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.

Dinheiro

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida