Brasil registra cinco casos da variante Ômicron - Pixabay
Pandemia

Covid-19: Brasil registra mais dois casos da variante Ômicron

Os infectados seguem isolados em Brasília, capital do país

Da Redação Publicado em 03/12/2021, às 10h22 - Atualizado às 10h29

O Brasil registrou, na última quinta-feira (2), mais dois casos da Ômicron, a nova variante da covid-19.  Segundo informações do site G1, os pacientes, que foram isolados em Brasília, estavam em um vôo que veio da África do Sul, passou pela Etiópia e pousou em solo brasileiro no último sábado (27).

Até o momento, um dos infectados apresenta sintomas e o outro permanece assintomático. Somando os três casos que já haviam sido confirmados anteriormente, o país acumula, no total, cinco pessoas diagnosticadas com a nova cepa, que segue preocupando as autoridades de saúde.

Em meio a confirmação de novos pacientes com a Ômicron, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que a situação ainda não exige um "fechamento total": "Não podemos sair de uma situação libertária de festas, réveillon e carnaval para uma situação de fechamento total da nossa economia, porque as consequências nós não sabemos".

"Até porque não há motivo para isso. O que há é a notificação da variante, tem mutações, mas o grau de impacto na saúde de cada um nós não sabemos", acrescentou.

Segundo ele, os altos índices de vacinação no Brasil permitem o combate à nova mutação: "Ontem, 2 milhões de pessoas foram vacinadas. Isso nos dá tranquilidade para enfrentar não apenas a ômicron, mas outras variantes que podem surgir no mundo".

MAIS CASOS

O estado de São Paulo confirmou o terceiro caso da variante Ômicron do coronavírus, na última quarta-feira (1º). De acordo com a secretaria de saúde, trata-se de um homem de 29 anos que voltou da Etiópia e testou positivo para covid-19 no sábado (27), logo quando desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). 

A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz, do Governo de São Paulo, confirmando que se trata da nova variante da doença.

As autoridades afirmaram que o homem está bem, assintomático e imunizado com as duas doses da vacinada da Pfizer. "Ele está em isolamento domiciliar desde o último sábado e está sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside”, afirmou a Secretaria em nota.

Últimas Notícias vacinação vacina Ministério da Saúde casos coronavírus pandemia Covid-19 sus variante imunização

Leia também

Polícia Federal prende três suspeitos de mandar matar Marielle Franco


Seis meses após receber um novo coração, Faustão passa por transplante de rim


Morre Wilson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1, aos 80 anos


Simony rebate críticas sobre sua aparência: "Maldade aflorada"


Carolina Dieckmann diz que o marido não gosta que ela seja famosa


Monique Evans está com dengue; saiba quais sintomas ela teve