AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Troque Ansiedade por Gratidão

Entenda como é possível dominar aqueles pensamentos acelerados que parecem incontroláveis.

Imagem Troque Ansiedade por Gratidão

Quem nunca se viu com o coração angustiado e a mente cheia de preocupações? Sabe aqueles momentos em que pensamentos acelerados e aparentemente incontroláveis parecem nos dominar? Deixar de descansar a mente e a alma pode ser muito pior do que não descansar o corpo. Mas eu tenho uma boa notícia. Uma ótima estratégia bíblica para enfrentar esses cenários é trocar a ansiedade por gratidão.

Das centenas de pessoas que atendo mensalmente para aconselhamento pastoral, praticamente metade se encontra em uma luta feroz justamente contra a ansiedade. Entre os desafios do trabalho, as responsabilidades familiares e as incertezas sobre futuro, a sensação mais comum que me descrevem é de que os pensamentos ficam mais fortes que qualquer tentativa de dominá-los. Então, vou começar com um versículo bíblico que sempre cito nesses casos, tanto para mim mesmo quanto tentando ajudar outras pessoas.

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)

Quem anda ansioso pelo que pode acontecer no futuro acaba com a visão embaçada para enxergar as bênçãos do presente. Então, em primeiro lugar, relembrando a coluna da semana passada, precisamos nos concentrar no hoje, pois basta a cada dia o seu próprio mal.

É importante citar que nos casos de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), mesmo que Deus também cure e que os conselhos deste texto possam ajudar, nunca se deve deixar de buscar tratamento médico adequado. Dito isso, vamos à prática de como você pode combater a ansiedade com a gratidão. Em 1 Tessalonicenses 5:18, somos instruídos pela Palavra de Deus a "dar graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."

A gratidão tem um poder incrível de transformar perspectivas. Quando nos concentramos nas bênçãos que Deus já nos deu e continua a nos dar diariamente, somos capazes de enxergar nossas vidas de forma completamente diferente. Lembre que o texto diz que devemos agradecer a Deus em todas as circunstâncias. Não é agradecer por coisas ruins, mas agradecer mesmo diante das coisas ruins. É gratidão por reconhecer que em meio aos desafios da vida, Deus está lá, presente, cuidando de nós e nos abençoando, até quando ainda não conseguimos enxergar o propósito de passarmos por certas lutas.

Vamos a um exercício prático para trocar ansiedade por gratidão? Vem comigo!

Durante quinze dias, todas as manhãs, escreva três coisas pelas quais você agradece a Deus. Pode ser por acordar, ter um lugar para morar, um lugar para dormir, ter o que comer, por sua família, por amigos, pelo trabalho, etc. E sempre que os pensamentos acelerados vierem, você vai se concentrar em agradecer a Deus pela lista do dia, literalmente trocando os pensamentos de preocupação pela gratidão. À noite, antes de dormir, agradeça por todos os motivos já acumulados dos dias anteriores.

Com o tempo, creio que você verá muita coisa mudar, pois Deus é fiel à Sua Palavra, que nos ensina a dar graças em todas as circunstâncias. Todos os que se arrependem de seus pecados, entregam Suas vidas a Cristo e vivem Seu Evangelho, conforme as Escrituras, podem encontrar uma Paz que para o mundo é inalcançável, pois excede todo entendimento e guarda nossos corações, em Cristo Jesus. Se você vive nEle e Ele vive em você, sua gratidão não só pode te ajudar a superar crises, mas também te levará a confiar mais em Deus, fortalecendo sua fé.

Sim, você passará quinze dias trocando ansiedade por gratidão. Não é um ótimo ‘negócio’? No fim, você pode me enviar um e-mail no endereço que vou deixar no final, para me contar sua experiência ou tirar alguma dúvida.

Para o resto de sua vida, a cada manhã, em vez de se preocupar com os desafios do dia, pare e agradeça a Deus por Suas bênçãos. Essa quinzena é apenas um treino para que você faça disso uma prática constante.


A Bíblia nos oferece inúmeros exemplos de como a gratidão pode transformar muita coisa em nossas vidas. O salmista escreveu: "Dêem graças ao Senhor, porque Ele é bom; o Seu amor dura para sempre" (Salmos 118:1). Essa atitude de gratidão não é apenas um ato de obediência, mas uma chave para ter uma vida plena e em paz.

Então, da próxima vez que a ansiedade tentar tomar conta, lembre-se de parar e agradecer. Encontre paz e propósito nas bênçãos que Deus lhe concede diariamente, e experimente como Ele pode transformar sua ansiedade em fé renovada e em alegria profunda.

Com amor e gratidão,

Pr. Raphael Melo

Livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo e @murosdoevangelho
Email para contato: prraphaelmelo@rmevangelho.com.br
Site: raphaelmelo.com.br