AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabotadores do regime: descubra quais são os principais mitos da perda de peso

Carboidratos são vilões? Vale substituir tudo por versões diet e light? Nutrólogo explica!

Karla Precioso Publicado em 03/07/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutrólogo desvenda mentiras comuns relacionadas à alimentação saudável - Pixabay/Meine Reise
Nutrólogo desvenda mentiras comuns relacionadas à alimentação saudável - Pixabay/Meine Reise

De acordo com levantamento do IBGE, o número de pessoas acima do peso com mais de 20 anos dobrou entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Ao diagnosticar esse cenário, não é incomum encontrar quem busque as mais diversas estratégias para perder alguns quilos.

Mudar hábitos por conta própria é, de longe, uma das medidas mais adotadas por quem busca esse objetivo. “O problema é que o não acompanhamento médico pode gerar uma série de consequências e abrir caminho para que mitos em torno do processo de perda de peso prevaleçam, sabotando a dieta”, alerta o nutrólogo e especialista em emagrecimento, Sandro Ferraz. Saiba quais são eles.

CARBOIDRATO
Colocar determinadas classes de alimentos e nutrientes como vilões do processo de emagrecimento pode aumentar o ganho de peso. “Há uma crença de que é necessário cortar o carboidrato para que ocorra a queima de gordura, porém é justamente na digestão desse nutriente que um subproduto importante para quebra de gorduras é encontrado”, elucida. 

Ao eliminar por completo o carboidrato da dieta, o que ocorre é uma perda de ponteiros na balança, porém não resultantes da diminuição de gordura, e sim de substratos energéticos formados a partir da degradação da massa muscular, ou seja, perde-se músculo, e não barriga.

ALIMENTOS DIET E LIGHT
Apesar da premissa de serem mais saudáveis, os alimentos diet e light escondem em sua formulação uma série de componentes não favoráveis. “O recomendado é se atentar ao rótulo. Nos alimentos diet, por exemplo, há a retirada de açúcar, porém essa perda não é compensada pelo alto grau de gordura presente”, alerta.

METAS OUSADAS
Toda meta deve ser alcançável e definida para um período específico. O especialista alerta que se atear a parâmetros como “menos 10 kg em dez dias” pode gerar um efeito rebote. “Perder peso em excesso e em pequenos intervalos de tempo pode fazer com que, ao final da dieta, a pessoa venha a ganhar mais peso do que tinha antes de começar o processo”, comenta.

DIETAS RESTRITIVAS
Ainda que dietas prontas tenham começo, meio e fim, o que vai ditar uma perda saudável e a manutenção do peso é seguir uma rotina balanceada. “Para queimar gordura o ideal é optar por uma reeducação alimentar e não seguir fórmulas milagrosas. Não adianta embarcar em um plano alimentar que corta todos os carboidratos, se você não deixar de comê-lo para sempre. É preciso adaptar a dieta à sua rotina e ao estilo de vida que almeja”, recomenda.