AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Novidades

Anvisa aprova tratamento de HIV com um comprimido

O medicamento contém lamivudina e dolutegravir sódico

Da Redação Publicado em 30/11/2021, às 16h56 - Atualizado às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
HIV - Pixabay/Tom Ash
HIV - Pixabay/Tom Ash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um medicamento que trata o HIV reunindo duas substâncias em um comprimido: lamivudina e dolutegravir sódico. 

"A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", ressaltou o órgão em nota. 

O medicamento tem permissão para ser prescrito para o tratamento completo do vírus em adultos e adolescentes, com peso mínimo de 40 kg e acima de 12 anos. 

No Brasil são distribuídos gratuitamente todos os antirretrovirais desde 1996. A partir do ano de 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a garantir o tratamento para todas as pessoas que possuem HIV, independentemente da carga viral. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentos disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas.