AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ideias feitas por você para a sua cozinha

Reunimos algumas dicas para organizar ou enfeitar a sua cozinha. E o melhor é que são econômicas e lindas!

Redação Publicado em 02/02/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ideias feitas por você para a sua cozinha - Cacá Bratke/Revista Bons Fluidos
Ideias feitas por você para a sua cozinha - Cacá Bratke/Revista Bons Fluidos

Temperos à mão

Quando o espaço é pequeno, esta prateleira resolve. Uma solução prática e, ao mesmo tempo, moderninha

MATERIAL
Prateleira de MDF (reutilizada ou nova)
7 vidros para conserva com tampa
Martelo
Prego
Lápis
Furadeira
14 parafusos de 3,5 x 15 mm
Chave de fenda

1 Sobre um pedaço de madeira (para proteger a mesa durante a execução do trabalho), faça dois furos em cada uma das tampas de conserva com a ajuda do prego e do martelo. Esses furos servirão de guia para, mais tarde, parafusar as tampas na parte inferior da prateleira.

2 Marque a lápis a posição das tampas na parte inferior da prateleira (a da foto tem 45 cm de comprimento x 25 cm de largura x 2 cm de espessura). Uma sugestão é colocar vidros de tamanho maior na linha de trás e vidros menores na da frente. Assim, todos os conteúdos ficam à vista.

3 Com a furadeira, faça os furos na prateleira seguindo os locais marcados. Oriente-se pelos furos que já existem nas tampas. Parafuse-as com o auxílio da chave de fenda. Quando estiverem fixadas, coloque a prateleira no lugar. Encha os potes e rosqueie-os ao suporte.

Pingo de cor

Que tal dar uma renovada nos copos de aperitivo? Basta um pouco de esmalte de unha e pronto!

MATERIAL
• Palitos de madeira
• Chumaço pequeno de algodão
• Pratinho ou vasilha que possa ser manchado
• Esmalte de cores diversas
• Copos de vidro

1 Separe alguns palitos de madeira. Enrole um pequeno chumaço de algodão na ponta de um deles. Ao fazer isso, tome o cuidado de manter o algodão bem aderido ao palito, sem que haja sobras ou fiapos – isso dificulta a precisão do desenho.

2 Escolha uma ou mais cores de esmalte de unha e derrame uma pequena quantidade do líquido na superfície do pratinho ou da vasilha. Você vai “molhar” a ponta do palito nessa tinta.

3 antes da segunda demão. Em um copo de vidro, aplique o esmalte em pontos pequeninos. Comece pela base e vá expandindo pelas laterais. Se preferir, combine mais de uma cor à pintura. Deixe o objeto descansar de boca para baixo e só use quando o esmalte estiver bem seco.

Medida certa
Olha que sugestão original para deixar as colheres medidoras sempre à mão – e ainda enfeitar a cozinha! 

MATERIAL
• Moldura pronta
• Placa de eucatex no tamanho e formato para encaixar na moldura
• Rolinho de espuma
• Tinta esmalte fosca preta
• Régua
• Prego
• Miniganchos

1 Pinte a chapa de eucatex com o auxílio do rolo de espuma e a tinta preta fosca. Para que a superfície fique coberta uniformemente, imitando uma lousa, aplique duas demãos. Espere a placa secar bem (24 horas antes da segunda demão).

2 Use uma régua para definir os pontos onde prender os ganchos (aqui, fizemos cinco marcas em intervalos regulares de 10 cm na parte superior do quadro). O mais importante é que o espaço entre os ganchos seja igual. Isso dá harmonia ao conjunto.

3 Com um prego, faça furinhos nos locais marcados e parafuse os ganchos. Então encaixe a chapa na moldura (que já vem com garras para prender o eucatex). Escrever as medidas dá uma graça a mais!