AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Por que um casamento acaba? E como salvar?

Veja as razões que podem ocasionar um divórcio e o que você pode fazer para evitar esse tormento

Luciana Bugni Publicado em 19/09/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que um casamento acaba? E como salvar? - Paulo Mumia
Por que um casamento acaba? E como salvar? - Paulo Mumia
Na semana passada, a notícia pegou todo mundo de surpresa. Fátima Bernardes e William Bonner anunciaram sua separação via Twitter com a mesma mensagem postada simultaneamente: “Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando. Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis. É tudo o que temos a declarar sobre o assunto. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. William e Fátima.” 
O susto que a gente toma se deve, além do carinho que os fãs sentem pelo casal de jornalistas, a uma pulga que fica atrás da orelha: afinal, por que um casamento como esse, que parece tão sólido, acaba desse jeito? A resposta varia para cada um, mas é um bom momento para fazer uma reflexão. Será que estamos cuidando bem do amor que temos em casa? E os maridos, será que estão se esforçando como devem? Clarissa Assumpção, diretora de marketing do ParPerfeito e especialista em relacionamentos
on-line, dá algumas dicas para evitar que isso aconteça na sua casa.


Motivos que levam ao fim do relacionamento

Incompatibilidade de valores
Incompatibilidade de planos futuros
Convivências desgastadas, problemas familiares
Falta de sintonia

“Tudo isso é causado pelo fim do amor. Qualquer um dos problemas pode ser resolvido se houver amor, diálogo, compreensão e dedicação para colocar o combinado em prática”, diz Clarissa. A solução? Diálogo! Se um ou os dois se fecharem para a reflexão e não lutarem para encontrar soluções e vencer os desafios de um relacionamento, fica difícil. Vale aquela máxima: quando um não quer, dois não brigam!



Será que está rolando comigo?

Depende... observe o seu dia a dia e veja se há:

Falta de diálogo
Ausência de encantamento
Falta de desejo
Dificuldade em enxergar os pontos positivos do companheiro
Impossibilidade de resolver problemas do cotidiano por falta de conversa
Necessidade de ferir o outro
Dificuldade de compreender o outro
Vontade de romper


7 segredos para salvar um relacionamento

1 Tome consciência do porquê de você estar nesse relacionamento. Algumas razões fizeram você querer iniciar essa relação. O cotidiano pode te fazer esquecer delas e nessa hora vale repensar quais características do outro, objetivos em comum, conquistas e realizações fizeram com que vocês construíssem uma história até aquele momento.

2 Quebre a rotina! Ela é uma das grandes responsáveis por esquecermos dos aspectos positivos das pessoas. Invente novos programas para vocês, conheça novos lugares ou vá a locais que vocês sempre gostaram, mas deixaram de ir com tanta frequência. Transforme o dia a dia e vá com o coração aberto para enxergar apenas bons momentos na programação especial.

3 Reflita sobre suas atitudes e não só sobre as do outro! Vale repensar se a sua postura não pode estar causando efeitos negativos no parceiro. O contrário também pode estar acontecendo, mas não vale sair acusando. É importante analisar tudo e ter cautela para que a conversa seja o mais sincera e amigável possível. Isso abre um diálogo saudável entre o casal.

4 Respire fundo! Não queira resolver discussões na mesma hora. Vá dar uma volta e conversem depois de certo tempo para que os ânimos estejam mais calmos.

5 Resgate seus hábitos antigos e faça com que seu parceiro faça o mesmo! Veja quais eram seus hobbies antes de casar e que você deixou de lado por causa da vida a dois. Se você fazia aulas de dança, retome-as. Se percebeu que o futebol de quarta-feira dele também deixou de existir, incentive-o para que ele procure os amigos e volte à prática da atividade. Todo mundo precisa de um tempo para si.

6 Desabafe! Muitas vezes uma situação que você acha que só acontece com você é muito mais recorrente do que imagina. Saber disso pode fazer com que você mude a perspectiva do problema e isso fará com que ele se torne muito mais fácil de ser resolvido.

7 Não tenha vergonha de pedir ajuda de um profissional! Os terapeutas de casais estão aí para ajudar. Abram a mente e entreguem-se à terapia a dois, que pode esclarecer muito sobre um relacionamento.



Como reconquistar seu amor?

Mostre disposição para mudar o que estiver errado.

Deixe suas características positivas em evidência (é melhor viver com uma pessoa que está sempre de bem com a vida e que pensa positivo!).

Seja espontânea e transparente para demonstrar os sentimentos.

Ame e dedique-se.

OBS: e é lógico que ele precisa fazer tudo isso também!



"Qualquer um dos problemas pode ser resolvido se houver amor, diálogo, compreensão e dedicação"

Clarissa Assumpção, diretora de marketing do ParPerfeito e especialista em relacionamentos on-line