AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
AnaMaria Testa / ANAMARIA TESTA

Resenha: Coletor Menstrual Fleurity é bom mesmo? 

Item pode ser uma alternativa para quem quer largar os absorventes descartáveis

Ana Mota, repórter da AnaMaria Digital Publicado em 22/09/2021, às 13h07 - Atualizado às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kit da Fleurity: coletor, aplicador e copo esterilizador - Ana Mota
Kit da Fleurity: coletor, aplicador e copo esterilizador - Ana Mota

A menstruação talvez seja a parte mais chata de todo o ciclo menstrual e o uso de absorvente descartável sempre me incomodou de alguma forma. Às vezes pela sensação de pinicar, por vazamentos inesperados ou ainda quando não estava esperando o sangramento por ter o ciclo irregular. Há um certo tempo, também comecei a ler sobre o quanto eles podem ser prejudiciais para o meio ambiente. Com todos esses fatores, resolvi buscar uma alternativa e, então, conheci o Coletor Menstrual. 

Antes de comprar, busquei saber mais das experiências de algumas amigas e procurei opiniões em grupos de redes sociais e vídeos. Com tanta informação e opções, resolvi comprar e optei pelo Coletor Menstrual da Fleurity. As opiniões me indicavam que era um material mais maleável, o que facilita para usar, e com um bom preço. 

Além disso, a marca oferece um produto hipoalergênico - é feito 100% em silicone - e sem a vazamentos, com a promessa de proporcionar mais liberdade durante a menstruação, proteger o meio ambiente e reduzir meus gastos mensais com absorventes descartáveis, já que dura por cerca de dois anos.  

Assim, comprei um kit que tem 2 coletores do tipo 2 - indicado para quem tem menos de 35 anos e não teve filhos - e com pigmento, 1 copo esterilizador e 1 aplicador. A embalagem, por sinal, me surpreendeu. É colorida, super compacta e veio com dois saquinhos de pano para guardar tudo. Acompanha ainda um guia com as instruções de esterilização.  

Foto: Ana Mota

Foto: Ana Mota

Os coletores são menores do que eu imaginava, tem 8 cm de altura e 4 cm de diâmetro, e são realmente bem molinhos para fazer todas as dobras possíveis. Tem ranhuras e furinhos minúsculos para dar o vácuo quando aplicado. 

TENTATIVAS
Ansiosa, fiquei aguardando o início do próximo ciclo para testar. Mas confesso que já estava preparada para uma possível frustração. E foi o que aconteceu. Tentei as dobras mais recomendadas e algumas posições diferentes, mas não tive sucesso. Apesar de maleável, às vezes as dobras acabaram não se firmando e escapando entre os dedos na hora de colocar.

Foto: Ana Mota

Depois de diversas tentativas e muita paciência, consegui usar o coletor, mas apenas em um outro ciclo. Quando consegui colocar, precisei checar se estava totalmente aberto e se tinha pegado vácuo, justamente porque é um material mais mole. 

Tudo ia bem, a não ser pelo cabinho, talvez porque a altura do meu colo de útero seja mais baixa. Incomodada, resolvi cortar um pedacinho do cabo e deu tudo certo. 

Foto: Ana Mota

O QUE O ANAMARIA TESTA ACHOU?
A experiência, de fato, me deu mais liberdade para treinar, dormir e sair sem preocupações. Era exatamente o que eu buscava. Eu até cheguei a me questionar se não haveria vazamentos. Mas depois de 8 horas usando o coletor, ele estava preenchido apenas até a metade.  Durante todos os momentos em que estive usando, praticamente não me lembrei que estava menstruada.   

Na hora de tirar não houve problemas. O cabinho, de certa forma, ajuda porque dá segurança e é o ponto para encontrar o corpo do coletor. 

Quanto ao aplicador, não fez diferença para mim porque são limitadas as dobras que podem ser usadas com ele. Já o copo esterilizador facilita no fim do ciclo porque basta encher com água, colocar o coletor e deixar no microondas por 3 minutos. No entanto, não é um produto indispensável porque você pode usar um outro recipiente para colocar no microondas ou esterilizar em uma panela. 

É BOM MESMO? Sim, mas é preciso paciência para encontrar a melhor dobra e posição para colocar. Além disso, um coletor já é o suficiente para usar no ciclo, afinal, basta retirar, esvaziar, lavar e colocar novamente. Outra opção é comprar o kit com duas unidades e dividir com alguém que também queira testar.  

QUANTO CUSTA? Kit com duas unidades R$ 97,00 no site da Fleurity (preço consultado em 22 de setembro de 2021).
COMPRADO OU RECEBIDO POR 'ANAMARIA TESTA'? Comprado.