anamaria-testa   / ANAMARIA TESTA

Resenha: Coletor Menstrual Fleurity é bom mesmo? 

Item pode ser uma alternativa para quem quer largar os absorventes descartáveis

Ana Mota, repórter da AnaMaria Digital Publicado quarta 22 setembro, 2021

Item pode ser uma alternativa para quem quer largar os absorventes descartáveis
Kit da Fleurity: coletor, aplicador e copo esterilizador - Ana Mota

A menstruação talvez seja a parte mais chata de todo o ciclo menstrual e o uso de absorvente descartável sempre me incomodou de alguma forma. Às vezes pela sensação de pinicar, por vazamentos inesperados ou ainda quando não estava esperando o sangramento por ter o ciclo irregular. Há um certo tempo, também comecei a ler sobre o quanto eles podem ser prejudiciais para o meio ambiente. Com todos esses fatores, resolvi buscar uma alternativa e, então, conheci o Coletor Menstrual. 

Antes de comprar, busquei saber mais das experiências de algumas amigas e procurei opiniões em grupos de redes sociais e vídeos. Com tanta informação e opções, resolvi comprar e optei pelo Coletor Menstrual da Fleurity. As opiniões me indicavam que era um material mais maleável, o que facilita para usar, e com um bom preço. 

Além disso, a marca oferece um produto hipoalergênico - é feito 100% em silicone - e sem a vazamentos, com a promessa de proporcionar mais liberdade durante a menstruação, proteger o meio ambiente e reduzir meus gastos mensais com absorventes descartáveis, já que dura por cerca de dois anos.  

Assim, comprei um kit que tem 2 coletores do tipo 2 - indicado para quem tem menos de 35 anos e não teve filhos - e com pigmento, 1 copo esterilizador e 1 aplicador. A embalagem, por sinal, me surpreendeu. É colorida, super compacta e veio com dois saquinhos de pano para guardar tudo. Acompanha ainda um guia com as instruções de esterilização.  

 Foto: Ana Mota

 Foto: Ana Mota

Os coletores são menores do que eu imaginava, tem 8 cm de altura e 4 cm de diâmetro, e são realmente bem molinhos para fazer todas as dobras possíveis. Tem ranhuras e furinhos minúsculos para dar o vácuo quando aplicado. 

TENTATIVAS
Ansiosa, fiquei aguardando o início do próximo ciclo para testar. Mas confesso que já estava preparada para uma possível frustração. E foi o que aconteceu. Tentei as dobras mais recomendadas e algumas posições diferentes, mas não tive sucesso. Apesar de maleável, às vezes as dobras acabaram não se firmando e escapando entre os dedos na hora de colocar.

 Foto: Ana Mota

Depois de diversas tentativas e muita paciência, consegui usar o coletor, mas apenas em um outro ciclo. Quando consegui colocar, precisei checar se estava totalmente aberto e se tinha pegado vácuo, justamente porque é um material mais mole. 

Tudo ia bem, a não ser pelo cabinho, talvez porque a altura do meu colo de útero seja mais baixa. Incomodada, resolvi cortar um pedacinho do cabo e deu tudo certo. 

 Foto: Ana Mota

O QUE O ANAMARIA TESTA ACHOU?
A experiência, de fato, me deu mais liberdade para treinar, dormir e sair sem preocupações. Era exatamente o que eu buscava. Eu até cheguei a me questionar se não haveria vazamentos. Mas depois de 8 horas usando o coletor, ele estava preenchido apenas até a metade.  Durante todos os momentos em que estive usando, praticamente não me lembrei que estava menstruada.   
 
Na hora de tirar não houve problemas. O cabinho, de certa forma, ajuda porque dá segurança e é o ponto para encontrar o corpo do coletor. 

Quanto ao aplicador, não fez diferença para mim porque são limitadas as dobras que podem ser usadas com ele. Já o copo esterilizador facilita no fim do ciclo porque basta encher com água, colocar o coletor e deixar no microondas por 3 minutos. No entanto, não é um produto indispensável porque você pode usar um outro recipiente para colocar no microondas ou esterilizar em uma panela. 

É BOM MESMO? Sim, mas é preciso paciência para encontrar a melhor dobra e posição para colocar. Além disso, um coletor já é o suficiente para usar no ciclo, afinal, basta retirar, esvaziar, lavar e colocar novamente. Outra opção é comprar o kit com duas unidades e dividir com alguém que também queira testar.  

QUANTO CUSTA? Kit com duas unidades R$ 97,00 no site da Fleurity (preço consultado em 22 de setembro de 2021).
COMPRADO OU RECEBIDO POR 'ANAMARIA TESTA'? Comprado. 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 12:15:51 (1150284).