AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Astrologia / Ciclo novo

Lua nova em virgem e ano novo Judaico: momento para refletir sobre atitudes

É tempo de pensar sobre o que já passou e adotar rituais para o ano que começa

Ana Mota Publicado em 06/09/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira como aproveitar o momento para refletir - Unsplash
Confira como aproveitar o momento para refletir - Unsplash

A lua nova desta segunda-feira (6) no signo de virgem tem um toque especial: vem junto com o ano novo Judaico. Conhecido como Rosh Hashaná, essa passagem mística judaica envolve uma profunda meditação sobre o passado, em que se faz um balanço de tudo o que se passou no ano que ficou para trás, isto é, o que se concretizou, o que se deixou de realizar, como se agiu, de que forma poderia ter atuado, entre várias outras questões existenciais. A partir daí, planeja-se um período melhor no futuro.  

Faz todo sentindo aproveitar o este momento para analisar o ano que se passou. Afinal, essa lunação é ideal para pôr a vida em ordem, em todos os sentidos, e, principalmente, dar sentido aos próximos caminhos. Um olhar atento para como está vivendo é uma ótima pedida, assim como colocar rituais no dia a dia, que também podem trazer alma à vida. É necessário sair do piloto automático e entrar na linguagem simbólica, até porque os rituais falam à essência e não tê-los no cotidiano torna a vida banal, sem graça e pobre. 

Por isso, use a criatividade e a intuição para criar rituais que fazem sentido. O importante é dar tempo, energia e atenção a esses gestos, para sentir que a entrega seja completa – com corpo, mente e coração, por mais simples que sejam. Que tal começar colocando flores na casa, acendendo uma vela ou pendurando um quadro novo em um ambiente?

E para aproveitar o ano novo Judaico, a dica é reunir a família ou as pessoas importantes com refeições especiais, de preferência que incluam maçã e mel, que simbolizam o desejo de um doce ano novo. E para dar sequência ao ritual, na segunda noite de Rosh Hashaná, coma uma fruta da estação recente, como a romã, para simbolizar a novidade do ano.  

Mas, se tudo ficar complexo de mais, vale o pão de mel, o bolo de mel e a maçã com mel, que são tradicionais para esse momento. Além disso, respeito, amor, compaixão, cura, perdão e muita compreensão também são sentimentos importantes para iniciar o novo ciclo. 

DE OLHO NAS FASES DA LUA!
Dia 13/9 – lua crescente em sagitário – Momento para estudos, informações, viagens, tudo que alimenta a alma, o intelecto e que alinhe com a verdade.  
Dia 20/9 – lua cheia em peixes – Momento de intuição, emoções, sonhos, empatia e autocuidado. 
Dia 28/9 – lua minguante em câncer – Momento para recolhimento, meditação, aconchego familiar, conexão com sua ancestralidade. Tempo de agradecer o eixo mãe e filha. 

DANÇA DAS CADEIRAS
Dia 10/9 – Vênus ingressa no signo de escorpião: aqui a dica é batalhar pelo que você deseja! 
Dia 14/9 – Marte ingressa no signo de libra: tempo de equilíbrio, harmonia e justiça. 
Dia 27/9 – Planeta Mercúrio retrogrado em libra pela última vez em 2021: momento de revisão, principalmente de parcerias, relações e situações. Cabe pensar se está valendo a pena.